cau . colégio de arquitectos urbanistas
Em 2018 junte-se a nós!
10.01.2018
Um apelo do Presidente da Mesa da Assembleia e da Coordenadora da Comissão Executiva





Os órgãos do Colégio dos Arquitetos Urbanistas tomaram posse no passado dia 10 de novembro. O Luís Jorge Bruno Soares exerce as funções de Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Ana Queiroz do Vale é a Coordenadora da Comissão Executiva, mas todos estamos empenhados em valorizar e dignificar o Arquiteto Urbanista.

Pretendemos estabelecer uma regular comunicação com todos os membros do CAU estando já em preparação ferramentas para seu uso exclusivo que auxiliarão a prática profissional e promoverá um debate aberto sobre temas de interesse dos Arquitetos Urbanistas.

A Comissão Executiva é o órgão a quem cabe a preparação do Plano de Atividades e Orçamento, que deverá ser aprovado em Assembleia Geral do Colégio. Tendo em conta que este documento será o suporte orientador da atividade do CAU para os próximos dois anos, a Comissão Executiva está a finalizar a sua elaboração e conta anunciar brevemente a data de realização da Assembleia Geral do Colégio para aprovação do Plano de Atividades e Orçamento.

O Plano de Atividades terá presente quatro questões consideradas especialmente importantes:

* As condições em que se realiza a nossa atividade de Arquitetos Urbanistas, nomeadamente o quadro legal e institucional que continua a apresentar grandes complexidades, ambiguidades e discrepâncias, as quais contribuem para a ineficiência do nosso sistema de planeamento do território e para a ineficácia dos instrumentos de gestão territorial;

* O posicionamento dos Arquitetos Urbanistas na constituição das equipas multidisciplinares que os diversos tipos e níveis de planos exigem e, consequentemente, na sua relação com outros profissionais envolvidos no processo de planeamento;

* A progressiva desvalorização dos planos de urbanização e dos planos de pormenor e, consequentemente, dos níveis de planeamento em que se concebe e desenha a forma urbana, isto é, em que é definida a conformação da estrutura urbana, do espaço público e das tipologias de construção; e

* A progressiva desvalorização do ensino e da formação específica dos arquitetos nas áreas do urbanismo e do planeamento e gestão do território.

Por outro lado, estamos conscientes que o universo dos membros do CAU não reflete ainda os arquitetos que têm, ao longo dos anos, desenvolvido a sua atividade profissional na área do urbanismo e do planeamento e da gestão do território.

Apelamos a todos a juntarem-se a nós para que o Colégio possa demonstrar a verdadeira dimensão dos arquitetos enquanto principais atores nas matérias do urbanismo e do planeamento e da gestão do território. A adesão ao CAU não implica o pagamento de qualquer quota adicional. Por favor consulte as condições de adesão e envie-nos a sua ficha de inscrição.

Bom ano de 2018 e contamos dar notícias em breve sobre próximas atividades!

Luís Jorge Bruno Soares
Ana Queiroz do Vale



Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA