agenda
-
SEMINÁRIO – OS TERRENOS DA PORTELA
12.06.2008
O que fazer com os 500 hectares da Portela depois da desactivação do Aeroporto? Há muito que esta questão, hoje da maior pertinência, é alvo de reflexão por parte da Ordem dos Arquitectos que sempre encontrou naquela área partilhada pelos concelhos de Loures e de Lisboa, uma oportunidade rara para pensar a cidade de Lisboa e o seu futuro.
Foi nesse sentido que, durante a 1ª Trienal de Arquitectura de Lisboa, levada a cabo em 2007, o futuro da Portela foi alvo de um desafio lançado a várias equipas de arquitectos, urbanistas e arquitectos paisagistas, nacionais e estrangeiros, sobre o que fazer com um espaço quase duas vezes maior que a Zona de Intervenção da Expo 98.

A resposta a esse repto gerou um núcleo de propostas e cenários, quase todos atravessados pela preocupação ecológica nos usos a dar a este espaço central de 12 quilómetros de perímetro que Lisboa vai receber sensivelmente dentro de uma década.

Consciente do valor deste legado, a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos organiza um Seminário sobre a Portela pós-aeroporto onde volta a questionar o futuro deste território em conjunto com governantes, autarcas, decisores, urbanistas, técnicos, engenheiros e forças partidárias, relembrando, em simultâneo, as ecléticas visões propostas pela Trienal de Arquitectura.

Neste debate, vital para a cidade, participa ainda um conjunto de organismos e entidades ligadas ao turismo, à aviação civil e aos espaços aeroportuários. O futuro da Portela discute-se hoje.

Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos
21 de Junho
das 10h às 18h
Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA