rádio tsf
-
"Na Ordem do Dia" com João Belo Rodeia
16.01.2008

O Planeamento e a Gestão Urbana e Territorial fundamentam a Arquitectura contemporânea e legitimam a própria profissão de arquitecto.

Ouvir
Caros ouvintes,

Para muitos de vós, falar de edifícios é falar de Arquitectura. Compreende-se que assim seja.

A proximidade com a Arquitectura estabelece-se, sobretudo, com os edifícios em que vivemos e trabalhamos, ou onde ocupamos grande parte da nossa vida quotidiana.

E os edifícios são o resultado mais visível, mais divulgado e mais apreciado do nosso trabalho como arquitectos.

Mais invisível é a Arquitectura à escala da cidade ou do território.

No entanto, não é recente este domínio dos arquitectos. Bem pelo contrário. No ocidente, mesmo esquecendo a Antiguidade Clássica, conta-se por mais de 500 anos o trabalho continuado sobre as cidades e sobre os territórios.

Porém, foi sobretudo a partir do final do século XIX que os arquitectos emergiram como os grandes protagonistas do Planeamento e Gestão Urbana e Territorial, em face dos efeitos da industrialização, em face da falta de habitação universal condigna, bem como em face dos efeitos devastadores de duas guerras mundiais.

Desde então, em todo o mundo, os arquitectos lideraram as reformas das cidades e dos territórios, ou propuseram novos modelos de cidade e novos modelos territoriais, sedimentando saber e conhecimento.

Por isso, o Planeamento e a Gestão Urbana e Territorial fundamentam a Arquitectura contemporânea e legitimam a própria profissão de arquitecto. Os arquitectos estão assim destinados não apenas a fazer, mas também a concertar e coordenar as muitas áreas profissionais que participam neste tipo de trabalho, seja no âmbito da administração pública ou da iniciativa privada.

Por isso, também, a Ordem dos Arquitectos implementou recentemente o Colégio de Urbanismo.

Para que os arquitectos possam melhor responder – em exigência, em qualidade e em responsabilidade – a este trabalho tão invisível quanto vital para as nossas vidas e para a forma como todos nós habitamos as nossas cidades e o nosso território.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS