agenda
Especialista em Planeamento Urbano em Cascais a convite da Cascais Energia
08.10.2008
Jaime Lerner, reconhecido especialista mundial em Planeamento e Desenvolvimento Sustentável vem a Portugal e estará presente em Cascais no âmbito de Conferência Internacional sobre «Energia e Inovação: um Desafio do Século!» a decorrer entre 16 e 17 de Outubro, a Convite da Agência Cascais Energia.

A Conferência Internacional será constituída por quatro painéis de debate que contam com a participação de vários oradores nacionais e estrangeiros. Jaime Lerner integra o painel respeitante às Comunidades Sustentáveis.

O arquitecto brasileiro ficou mundialmente famoso por ter tornado Curitiba uma referência internacional em sustentabilidade do planeamento urbano, transformando-a na cidade com maior índice de espaços verdes por habitante do Brasil em 2006 (52m2), superior ao valor de 12m2, recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Enquanto presidente da Câmara de Curitiba, na década de 1980, promoveu campanhas para a separação de resíduos que impulsionaram as crianças a fazerem reciclagem. Uma das medidas, “Câmbio Verde”, envolveu a troca de lixo reciclado por cestos de alimentos e vales de transportes nos bairros pobres, ou favelas, de Curitiba.

Jaime Lerner também tornou mais eficiente o sistema público de transportes de Curitiba, que hoje é utilizado por 36 mil pessoas/hora na mesma direcção e é aplicado em Seul (Coreia do Sul) e Los Angeles (Estados Unidos). Entre as cidades cujos responsáveis recorreram à sua opinião sobre planeamento urbano sustentável estão Buenos Aires (Argentina), Durango (México), Amã (Jordânia) e Luanda (Angola).

A conferência internacional irá também abordar o tema da energia nuclear, bem como o papel do sector privado e das autarquias na persecução da sustentabilidade energética.

De modo a promover a disseminação de informação junto dos profissionais da área do Urbanismo e Planeamento, os membros da Ordem dos Arquitectos terão um desconto de 30% no valor da participação. Para isto basta indicarem o número de associado na inscrição através do site www.cascaisenergia.org

Paralelamente aos painéis apresentados na conferência internacional, irão decorrer actividades de educação ambiental e uma mostra tecnológica no Centro de Congressos do Estoril, acções igualmente inseridas na programação das Jornadas da Energia.

16 e 17 de Outubro
Conferência Internacional
«Energia e Inovação: um Desafio do Século!»
Actividades de Educação Ambiental - Mostra Tecnológica
Centro de Congressos do Estoril
Programa

Inscrições até dia 13 Out

Documentos

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO