agenda
Roteiro Local para as Alterações Climáticas: Mobilizar, Planear e Agir . Conferência Internacional, 28 e 29 de Maio, Almada
27.04.2009
Participe numa conferência onde serão abordados exemplos e medidas concretas para a concretização de objectivos constantes da estratégia europeia dos 3x20 e de políticas nacionais em matéria de eficiência energética, designadamente o PNAC e PNAEE, que deverão merecer uma intervenção activa por parte dos arquitectos.
Como contrapartida do apoio institucional da Ordem dos Arquitectos na divulgação da Conferência, os membros Ordem beneficiam de uma redução de 50% nos custos de inscrição na conferência, cujo valor total é de 200€.


O evento conta com o apoio institucional de diversas entidades e dará uma perspectiva da importância da intervenção local ao nível das alterações climáticas, nas dimensões da mitigação e adaptação, tendo também como propósito recolher contributos das autoridades locais portuguesas para a construção do Local Governments Climate Roadmap (Roteiro Local para as Alterações Climáticas).

A Câmara Municipal de Almada e a organização internacional ICLEI, Local Governments for Sustainability, juntamente com a Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Agência para a Energia, ADENE, irão promover o Local Governments Climate Roadmap, com intuito de levar a dimensão local às renegociações do protocolo de Quioto, tarefa para a qual a Organização das Nações Unidas mandatou o ICLEI.

Neste contexto, estarão presentes especialistas nacionais e estrangeiros que abordarão temas relativos às questões de mitigação de emissões de CO2, estratégias de adaptação e instrumentos e mecanismos financeiros disponíveis para a acção local.

Desde já, destacamos a participação de representantes da ONU, Comissão Europeia – Pacto dos Autarcas, Banco Mundial, Banco Europeu do Investimento e de diversas cidades europeias, entre as quais o Presidente da Câmara de Växjö, cidade sueca recentemente distinguida com os prémios Sustainable Energy Award e The best environmental practice in Baltic Cities Award. Sublinha-se igualmente a participação do Mr. Jeb Brugman, redactor do capítulo 28 da Agenda 21, o Plano de Acção para o Desenvolvimento Sustentável consagrado na Cimeira da Terra de 1992.

Informações sobre o Local Governments Climate Roadmap

Mais informações sobre a Conferência

Documentos

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING