notícias da OA
ALEJANDRO ARAVENA NA EXPERIMENTA, A CONVITE DA ORDEM DOS ARQUITECTOS
04.09.2009
* Considerado pela crítica especializada como um dos mais importantes arquitectos mundiais da sua geração, Alejandro Aravena nasceu no Chile em 1967 e formou-se em arquitectura pela Universidade Católica de Santiago em 1992, onde lecciona desde 1994.
Concluiu Pós-Graduação em Teoria e História da Arquitectura no Instituto Universitário de Arquitectura de Veneza (Itália) em 1993 e foi Professor Visitante na Universidade de Harvard (USA) entre 2000 e 2005. Desde Janeiro do corrente ano, é membro do júri do prestigiado Prémio Pritzker.

* Iniciou o seu exercício profissional independente em 1994 e é Director Executivo da Elemental SA desde 2006, um Do Tank que desenvolve projectos para habitação social, espaços públicos, infra-estruturas e edifícios públicos, apoiado pela Universidade Católica e pela Copec (empresa petrolífera chilena).
Entre os seus projectos e obras, destacam-se os edifícios para a Universidade Católica de Santiago (Faculdades de Matemáticas e de Medicina, Escola de Arquitectura e Torres Siamesas), o Colégio Huelquen Montessori, a Casa para uma Escultora, a Casa no lago Pirehueico e vários projectos de habitação social que fazem parte das iniciativas Elemental SA, todos no Chile, bem como os novos edifícios da Universidade de St. Edward’s em Austin (Texas, USA) e os ateliers de arte Vitra em Weil am Rhein (Alemanha).
O seu trabalho tem sido exposto em diversos locais, nomeadamente no Centro de Extensão da Universidade Católica de Santiago, na Universidade de Harvard (2004), na Bienal de São Paulo (2007), na Trienal de Milão (2008) e na Bienal de Veneza.

* Recebeu diversas distinções e prémios, entre os quais o Leão de Prata da XI Bienal de Veneza, o 1º Prémio da XIIª e da XVª Bienal de Santiago, a Medalha de Arquitectura Erich Schelling 2006 (Alemanha), e foi finalista do Prémio Mies van der Rohe 2000, do Prémio Iakhov Chernikhov 2008 (Moscovo, Rússia) e do Prémio Global para Arquitectura Sustentável 2008 (Paris, França).

* É autor de vários livros, designadamente Los Hechos de la Arquitectura (Ed. ARQ 1999, 3ª edición, 2007), El Lugar de la Arquitectura (Ed. ARQ 2002) e Material de Arquitectura (Ed. ARQ 2003).
Foi incluído na 4ª edição da História Crítica da Arquitectura Moderna de Kenneth Frampton e foi objecto de uma monografia intitulada Alejandro Aravena, progettare e costruire (Milan, 2007) pela editora Electa.
Muitos dos seus projectos e obras foram publicados em diversos Países, designadamente no Japão (A+U), em Inglaterra (Icon, Monocle bem como nos World Atlas of Contemporary Architecture, 10 x 10, 21st Century Architecture e World Interiors da editora Phaidon), em Itália (Casabella, Lotus, Abitare, The Plan e Domus), Espanha (Verb-Crisis, Arquitectura Viva e VIA), Alemanha (Detail, Arch+, bem como na Architecture Now 6 e Architecture Now Houses da editora Taschen), Rússia (Monitor, Project Russia e Projekt International), Croácia (Oris), China (Space, Interior Design, HomeIdea, Vision e DI), Canadá (Azure), Taiwan (IW), Holanda (Mark), Coreia do Sul (C3), Hong Kong (Egg), USA (Architectural Record, Harvard Design Magazine, Dwell e Praxis), Portugal (JA), Polónia (Igloo), Roménia (Arhitetura), França (Ecologik), México (Arquine e La Tempestad), Brasil (AU, Projeto e Vitruvius), Argentina (Summa+), Peru (Arkinka) e Chile (ARQ e CA).

* Foi conferencista em diversos locais, designadamente no Colégio de Arquitectos da Catalunha em Barcelona (Espanha), no Urban Age em São Paulo (Brasil), no Royal Institute of British Architects em Londres (UK), no Instituto Universitário de Arquitectura de Veneza (Itália), na America´s Society de Nova Iorque (USA), no Banco Inter-Americano de Desenvolvimento em Washington (USA) e na Cátedra Corona na Colômbia.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS