agenda
Homenagem ao arquitecto José Daniel Santa-Rita na Casa da Cerca, em Almada
22.12.2009
A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea apresenta esta exposição de Arquitectura, realizada no âmbito da terceira edição do Prémio Municipal de Arquitectura “Cidade de Almada”, promovido pela Câmara Municipal de Almada, e que, em cada biénio, homenageia um arquitecto português de reconhecido mérito.

Constituindo, pela primeira vez, uma homenagem póstuma, esta edição do Prémio presta homenagem ao Arquitecto José Daniel Santa-Rita, autor de um percurso desenvolvido ao longo de cerca de cinquenta anos, quer individualmente, quer em colectivo, e que representa um importante contributo no panorama da arquitectura portuguesa.
Considerado um dos autores da chamada “geração moderna” do pós-guerra, José D. Santa-Rita procurou um caminho renovado para a Arquitectura portuguesa, em obras e intervenções com longa incidência nas décadas de 1950, 1960 e 1970, continuando a trabalhar e a produzir obras actuais e actuantes nas décadas seguintes, até falecer em 2001.
Homem de cultura multifacetada, foi também um investigador de temas histórico-urbanos bem expressos na obra percursora de história de urbanismo: Abrantes Cidade, Análise Crítica (ed. C.M. Abrantes, 1966).

A exposição, que pode ser visitada na Galeria Principal e no Salão Nobre da Casa da Cerca, apresenta projectos que abrangem um período dos anos 50 até 2001, dando a conhecer as várias vertentes do trabalho do Arquitecto José D. Santa-Rita, tanto na área da Arquitectura, do Urbanismo, do Design de Mobiliário e de Exposições. A mostra apresenta, na Galeria Principal, seis núcleos – Exposições, Cidade, Habitação, Cultura, Equipamento, Trabalho –, sendo ainda de destacar, um núcleo dedicado à Casa da Ericeira, sua propriedade, projecto mais intimista, sobre o qual podem ser vistos alguns desenhos e fotografias. No Salão Nobre está exposto um núcleo dedicado ao design de mobiliário, que integra algumas peças concebidas por José D. Santa-Rita, bem como os respectivos desenhos originais.

A exposição inaugura a 21 de Novembro de 2009, às 18h e fica patente até 17 de Janeiro de 2010.


José Santa-Rita [1929-2001]
Nasceu em Lisboa. Completou o Curso Geral de Arquitectura na ESBAP (1951) e defendeu tese na ESBAL (1960). Fez parte dos quadros técnicos do Gabinete Técnico de Habitação e dos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Lisboa (1960-1981), e foi consultor da Câmara Municipal de Almada. Fez parte da Direcção da Revista Arquitectura e desempenhou várias funções nos Corpos Gerentes do Sindicato Nacional dos Arquitectos e Associação dos Arquitectos Portugueses. Trabalhou associado aos Arquitectos Conceição e Silva (1951-1961), Duarte Nuno Simões (1961-1974) e João Santa-Rita, e participou, com outros colegas, entre os quais os Arquitectos Manuel Vicente, Vicente Bravo, António Miguel, Alberto de Oliveira, Rosário Venade, José Caldeira, António Janeiro, Pedro Ucha, Manuel Graça Dias e Egas Vieira, em equipas constituídas para trabalhos específicos. Foi sócio-fundador de SANTA-RITA ARQUITECTOS LDª. (1990), Associado ao Arquitecto João Santa-Rita. O seu trabalho abrangeu os sectores público e privado. Foi premiado em concursos públicos e privados e participou em várias exposições nacionais e internacionais. Tem obra publicada em várias revistas de Arquitectura e na imprensa não especializada.



Apresentação pública do catálogo a exposição e palestra:
Casa da Cerca, 17 de Dezembro de 2009, 18h. [entrada livre - sujeita à lotação da sala]

A apresentação do catálogo será seguida por uma palestra em torno da obra do Arquitecto José D. Santa-Rita, na qual se pretende efectuar uma reflexão mais alargada sobre as diferentes temáticas da sua actividade profissional abordadas nesta mostra. A palestra terá como oradores os Arquitectos João Santa-Rita, José Manuel Fernandes, Duarte Nuno Simões, Manuel Vicente e o Engenheiro Aquilino Ribeiro Machado.

O Catálogo da Exposição integra textos de Maria Emília Neto de Sousa, Ana Isabel Ribeiro, Isabel Santa-Rita, Arquitectos José Pedro Lima da Silva e António Janeiro, Arquitecto Manuel Vicente, e Engenheiro Aquilino Ribeiro Machado. Respeitando a organização da exposição, o catálogo contém ainda um texto do Arquitecto José Manuel Fernandes sobre a obra do Arquitecto José D. Santa-Rita, contextualizando assim os projectos apresentados na exposição, e todos reproduzidos no catálogo de acordo com os núcleos temáticos patentes nesta mostra: Exposições, Cidade, Habitação, Cultura, Equipamento e Trabalho. Esta publicação conta ainda com um texto do Arquitecto João Santa-Rita sobre a Casa da Ericeira, propriedade de José D. Santa Rita, bem como uma reflexão do historiador Rui Afonso Santos sobre o núcleo dedicado ao Design de Mobiliário, igualmente patentes nesta mostra.


Visita guiada pelo Arquitecto João Santa-Rita
13 de Janeiro de 2010, 18h.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA