notícias da OA
PRESIDENTE DA OA EM HOMENAGEM AO PROFESSOR ARQº JOÃO ROSADO CORREIA
29.11.2009
No passado dia 28 de Novembro, realizou-se no Cemitério dos Remédios, em Évora, uma homenagem pública ao Professor Arqº João Rosado Correia.
Desaparecido em 2002, aos 63 anos de idade, João Rosado Correia foi o único arquitecto a desempenhar as altas funções de Ministro do Equipamento Social, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (no IX Governo Constitucional), entre 1993 e 1995, e foi um dos grandes responsáveis pela primeira Lei de Bases do Ambiente em Portugal. Foi Deputado pelo Círculo do Porto entre 1983 e 1991 e ascendeu a Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano em 1994.
Durante largos anos, exerceu funções docentes como Professor da Faculdade de Arquitectura de Lisboa, doutorando-se pela Universidade Técnica de Lisboa. O seu nome fica ligado a inúmeros projectos, muitos dos quais ligados a Iniciativas Cívicas, ao Património Arquitectónico e ao Ensino da Arquitectura. Com forte ligação a Monsaraz, para a qual realizou o respectivo Plano de Salvaguarda (objecto da sua Tese de Doutoramento), foi fundador da Fundação Convento da Orada (dedicada à Salvaguarda e Reabilitação do Património Arquitectónico) e da Escola Superior Gallaecia.
A cerimónia reuniu largas centenas de pessoas e contou com a presença do Presidente da OA.
Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017