outras notícias
-
ALEXANDRE ALVES COSTA . ÚLTIMA AULA
20.01.2010
21 de Janeiro, 17h30, Auditório Fernando Távora

Alexandre Alves Costa, Professor Jubilado Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, proferirá a última aula no dia 21 de Janeiro de 2010, às 17h30, no Auditório Fernando Távora da FAUP.
Alexandre Alves Costa diplomou-se em Arquitectura em 1966 pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Docente desde 1972, tem um longo percurso pedagógico nas áreas de Projecto e História da Arquitectura Portuguesa. Tem desempenhado, desde então, um papel significativo na afirmação do ensino da arquitectura em Portugal. Foi Membro da Comissão Instaladora do Curso de Arquitectura da FAUP, tendo desempenhado os cargos de Presidente do Conselho Directivo e Científico. Foi membro das Comissões Instaladoras dos Cursos de Arquitectura da Universidade de Coimbra e da Universidade do Minho. Foi director do 1º Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP.
Alexandre Alves Costa exerce a profissão de arquitecto desde 1970, tendo integrado entre 1974 e 1976 a Comissão Coordenadora do SAAL/Norte como responsável pelo Sector de Planeamento e Apoio ao Projecto. Com obra construída e vastamente publicada, o seu trabalho foi recentemente distinguido, juntamente com Sérgio Fernandez, com o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte / Ministério da Cultura. Do seu percurso como arquitecto destacam-se, entre muitos outros trabalhos, obras como a Recuperação e Valorização Patrimonial da Aldeia de Idanha-a-Velha; as Escolas de Ciências e Ciências Sociais da Universidade do Minho, Guimarães; a Requalificação da Baixa Portuense; um Edifício de Habitação Colectiva, em Viana do Castelo; a Remodelação do Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos ou a Valorização do Convento de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra (Prémio Diogo de Castilho 2009).
Tem ampla bibliografia publicada, genericamente recolhida em três livros: Candidatura ao Prémio Jean Tschumi (2005); Introdução ao Estudo da História da Arquitectura Portuguesa e Outros Textos (2007) e Textos Datados (2007). Integrou o Conselho Editorial do Boletim da Universidade do Porto; da revista Monumentos da Direcção Geral dos Edíficios e Monumentos Nacionais e é membro do Conselho Editorial do JA - Jornal Arquitectos da Ordem dos Arquitectos.
Em 2006 foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada por Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

* Transmissão em directo por streaming em www.tv.up.pt

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 13 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TELHASCOBERT