agenda
Ecosistema Urbano: Conferência na Ordem dos Arquitectos
28.01.2010
O reputado colectivo espanhol Ecosistema Urbano é o convidado do projecto A Casa da Vizinha Não é Tão Verde Quanto a Minha no mês de Janeiro. No dia 29, às 21h, no Auditório da Ordem dos Arquitectos, os Ecosistema Urbano dão uma conferência de entrada livre.

Trata-se de uma das equipes que mais dedica o seu trabalho a temas de Ecologia e Sustentabilidade, cuja obra mais conhecida é o Eco-Boulevard de Vallecas, na periferia de Madrid.

Fundado em Madrid em 2000 por Belinda Tato, Jose Luis Vallejo y Diego García-Setién, os Ecosistema Urbano definem-se como “uma estrutura aberta a colaborações interdisciplinares”, onde a investigação arquitectónica se cruza com o desenvolvimento sustentável para afrontar projectos de carácter inovador.

Ao longo da sua trajectória profissional foram distinguidos com vários prémios em concursos nacionais e internacionais, incluindo nas últimas edições do European Competition for Young Architects EUROPAN. No ano de 2005 receberam o European Acknowledgement Award from the Holcim Foundation for Sustainable Construction (Geneva, 2005) e foram considerados um dos Top ten spanish architects under 40 pela fundação António Camuñas.

Em 2006, receberam o prémio Architectural Association and the Environments, Ecology and Sustainability Research Cluster Award (London, 2006). Em 2007, foram nomeados para o prémio European Union Prize for Contemporary Architecture Mies van der Rohe Award “Emerging European Architect” e receberam o AR AWARD for Emerging Architecture em Londres, seleccionados entre mais de 400 equipes de todo o mundo.

Em 2008, receberam European Silver Medal Award from the Holcim Foundation for Sustainable Construction entre mais de 500 equipes e também o primeiro prémio Next Generation Architects em Espanha pela Fundação Arquía-Próxima. Durante os últimos quatro anos, o seu trabalho foi publicado em mais de 90 meios de comunicação (imprensa nacional e estrangeira, programas de televisão e publicações especializadas) de mais de 30 países e os seus projectos foram expostos em Universidades e instituições em mais de 25 países.

Recentemente, o seu trabalho foi apresentado em Paris, na Galeria Le Sommer Environnement, em Milão, na Galeria SPAZIO FMG, durante a última edição da Bienal de Veneza, onde foram apresentados como uma jovem equipe experimental e também em Copenhaga no The Louisiana Museum of Modern Art.

Actualmente estão envolvidos em projectos de investigação sobre o futuro das cidades, chamado eco-techno-logical cities financiado pelo Ministério Espanhol da Industria, bem como várias propostas urbanas para diversas municipalidades. O seu trabalho representará Madrid na Shanghai World Expo 2010.

Mais em:

http://www.ecosistemaurbano.com/

http://www.casadavizinha.eu/index.php/artigos/ecosistema_urbano_a_29_de_janeiro/

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017