notícias da OA
Tapada do Dr. António, na Covilhã
13.04.2010
18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
10h30 > 13h30
Visita Guiada por Michel Toussaint e Luís Alçada Baptista
A Secção Regional do Sul organiza uma visita à Tapada do Dr. António, na freguesia de Cortes do Meio, do concelho da Covilhã. A visita vai decorrer a 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios este ano dedicado ao tema Património Rural/Paisagens Culturais.

Pretende-se visitar e dar a conhecer este local na Serra da Estrela, onde existe um sistema hidráulico da segunda metade do século XIX que percorre grande parte da propriedade e esteve ligado à transumância de gado.

Neste local foram construídas duas casas, projectadas pelo arquitecto Luís Alçada Baptista, que acolheram o designado grupo de “O Tempo e o Modo”.

Aqui, António Alçada Baptista escreveu “Peregrinação Interior” e José Cardoso Pires “O Delfim”.

Muitos se pronunciaram já sobre o valor deste lugar, no âmbito do pedido de abertura de um processo de classificação da Tapada como “conjunto/sítio de interesse público” ao IGESPAR e alertaram para a necessidade da sua preservação.

A visita, guiada por Michel Toussaint e Luís Alçada Baptista, permitirá conhecer este património arquitectónico, paisagístico e cultural, que não foi ainda classificado.

10h30
Ponto de encontro: Hotel Serra da Estrela – Penhas da Saúde.
A participação é livre e gratuita, mas sujeita a inscrição prévia obrigatória para secretaria4@oasrs.org

mais
Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO