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Paulo Gouveia. Ampliação do Museu dos Baleeiros, Pico, Açores
João Paulo Bessa
Prémio AICA/Ministério da Cultura/DGArtes Arquitectura 2009 atribuído (a título póstumo) ao Arquitecto Paulo Gouveia
29.06.2010
29 de Junho, 17h30
Auditório da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa
Cerimónia de entrega da XXIX edição dos Prémios AICA/Ministério de Cultura/DGArtes 2009.
O Prémio AICA/Ministério da Cultura/DGArtes (Artes Visuais e Arquitectura) é atribuído anualmente a duas personalidades das respectivas áreas, cujo percurso profissional seja considerado relevante pela crítica e cujo trabalho tenha estado particularmente em foco no ano a que o Prémio respeita. O Prémio AICA/Ministério da Cultura/DGArtes tem um valor global de €20 000, sendo distribuído igualmente por cada uma das categorias.

O Prémio AICA/Ministério da Cultura/DGArtes Arquitectura 2009 foi atribuído ao Arquitecto Paulo Gouveia (1939-2009), por um júri constituído por Manuel Graça Dias (Presidente da SP/AICA, que presidiu), Leonor Nazaré (crítica de Artes Visuais), Celso Martins (crítico de Artes Visuais), Nuno Grande (crítico de Arquitectura) e Diogo Seixas Lopes (crítico de Arquitectura).

Paulo Gouveia foi um arquitecto açoreano (nasceu em Angra do Heroísmo) cuja obra se inscreve com toda a propriedade numa corrente criativa pós-moderna, revelando uma leitura própria das culturas populares locais, através de um discurso pragmático, vernáculo, orgânico, plástico e poético. Estas qualidades resultam plenamente visíveis na obra inaugurada em 2009, de ampliação do Museu dos Baleeiros, na Ilha do Pico.

Simultaneamente, 2009 foi o ano da publicação do seu livro Angra do Heroísmo: Arquitectura do século XX e memória colectiva, pelo Instituto Açoreano de Cultura, livro resultante da Dissertação de Doutoramento que apresentou na Universidade de Évora, e na qual Paulo Gouveia defende criticamente a presença de várias camadas históricas a nível da arquitectura que compõe a cidade de Angra, nomeadamente a moderna, contra a ideia mais ou menos cristalizada da exclusividade de uma arquitectura patrimonial setecentista.

Paulo Gouveia foi um arquitecto dos Açores que sempre se moveu com grande à vontade nos temas da cultura universal, um erudito que sempre soube olhar para a cultura popular, nomeadamente, para a herança emigrada da diáspora açoreana.

O Prémio AICA/Ministério da Cultura/DGArtes Artes Visuais 2009 foi atribuído ao Fotógrafo Paulo Nozolino (n. 1955).


O Prémio AICA/Parque Expo de Crítica de Arte na sua I edição, deverá ser atribuído anualmente, tendo como objectivo relevar trabalhos desenvolvidos na área da Crítica de Arte e publicados em Portugal no ano a que o Prémio respeita, com um valor global de €10 000,00 €.
O Prémio AICA/Parque Expo de Crítica de Arte 2009 foi atribuído a Sandro Araújo e a Pedro Mesquita, respectivamente, o autor e o realizador do Documentário, Paredes Meias (Produção Muzzak/Cinemactiv, em co-produção com RTP, 2009), por decisão de um júri constituído por Manuel Graça Dias (Presidente da SP/AICA, que presidiu), João Miguel Fernandes Jorge (crítico de Artes Visuais) e José Manuel Fernandes (crítico de Arquitectura).

O Prémio AICA/Parque Expo de Crítica de Arte 2009 distinguiu ainda duas Menções Honrosas, pela relevância do trabalho produzido no ano transacto: uma, ao crítico de Artes Visuais, Paulo Pires do Vale e a outra, ao crítico de Arquitectura, Nuno Grande.

Nuno Grande foi mencionado pelo Júri, pela dimensão, quantitativa e qualitativa, da sua produção, variada e de múltiplo alcance, tanto de carácter histórico como teórico e crítico, na área da Arquitectura, publicada em 2009.
Para além de vários textos em catálogos e livros (como Editor ou em co-autoria), o Júri entendeu sublinhar a Dissertação de Doutoramento em Arquitectura que Nuno Grande apresentou na Universidade de Coimbra (DARQ/FCTUC) no mesmo ano: Arquitecturas da cultura: Política, debate, espaço/génese dos grandes equipamentos culturais da contemporaneidade portuguesa, uma obra de grande alcance crítico e analítico, no âmbito de uma possível leitura de uma “Arquitectura oficial e de regime”.

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