agenda
I Encontro de Arquitectura e Urbanismo em Torres Vedras . "Pensar, Regenerar, Habitar"
29.09.2010
Com a realização deste I Encontro de Arquitectura e Urbanismo a Câmara Municipal de Torres Vedras procura estimular a reflexão em torno da arquitectura e do urbanismo praticados no concelho e o seu contributo para a optimização dos processos de intervenção no território e a melhoria da qualidade dos ambientes construídos.

O tema - “Pensar, Regenerar, Habitar” - tem origem em três acções em desenvolvimento no concelho: a atribuição do Prémio Bienal de Arquitectura; a regeneração urbana do centro histórico da cidade – Programa de Acção Torres ao Centro – ao abrigo da Política de Cidades Polis XXI “Parcerias para a Regeneração Urbana”; e o desenvolvimento de um evento bienal sobre a reabilitação de habitações em contextos degradados – o Habitar Torres Vedras.

Conferências

8 de Outubro, 17h
Auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras
“Distinguir a Arquitectura: A Legitimação do Valor e a Prática Profissional”
com a presença do presidente da Ordem dos Arquitectos, Arq. João Belo Rodeia, promove uma reflexão sobre o papel dos prémios de arquitectura enquanto factores de reconhecimento público dos autores e incentivo à qualidade arquitectónica.

15 de Outubro, 17h
Auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras
“Regenerar os Centros Históricos: Uma Perspectiva Integrada”
com a presença do ex-Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, Professor Doutor João Ferrão, centra-se no papel da política de cidades Polis XXI enquanto instrumento promotor de alterações significativas no planeamento prospectivo do território, desde a sua concepção à sua aplicação prática.

29 de Outubro 17h
Auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras
“Espaço Interior: Imagens de Sonho a Propósito de Habitar a Cidade Histórica”, aborda os novos modos de habitar os centros históricos e os mecanismos de criação de novas identidades e olhares sobre os espaços construídos.


Prémio Bienal de Arquitectura

8 de Outubro, 22h
Átrio do Edifício Multiserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras
Cerimónia de entrega do Prémio Bienal de Arquitectura e inauguração de exposição dedicada à mesma temática, que permite dar a conhecer e distinguir alguns projectos desenvolvidos na área da arquitectura e urbanismo, no concelho de Torres Vedras.
A exposição pode ser visitada até 29 de Outubro.


1.º Fórum de Participação Pública - “Torres ao Centro”

22 de Outubro, 21h
Auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras
O fórum tem como principal objectivo informar a comunidade local, nomeadamente moradores e comerciantes do centro histórico, sobre as intervenções previstas no âmbito do Programa de Acção “Torres ao Centro: Regeneração Urbana do Centro Histórico de Torres Vedras”.

O Encontro de Arquitectura e Urbanismo é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e tem como parceiro media o jornal Planeamento e Cidades.

Informação e programa
tel. 261 310 474
e-mail

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS