notícias da OA
Comunicado da UIA . Dia Mundial da Arquitectura 2010
07.10.2010
A UIA celebra com os arquitectos de todo o mundo o Dia Mundial da Arquitectura e o Dia Mundial do Habitat, implementado pelas Nações Unidas. O tema Melhor Cidade, Mais Qualidade de Vida é comum às duas organizações, ao qual a UIA acrescentou como sub-título uma concepção responsável da arquitectura, perspectivando o Congresso de Tóquio em 2011.
A estratégia para uma concepção responsável da arquitectura foi lançada pela UIA na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas de Copenhaga, em Dezembro de 2009. Definida por uma comissão de especialistas internacionais, em conjunto com as secções da UIA, esta estratégia equaciona a concepção responsável da arquitectura como extensão da ética, prática e formação profissionais capaz de conduzir ao desenho de edifícios, cidades e paisagens que respondam às exigências e aos desafios do mundo de hoje e do devir.


Uma concepção responsável da arquitectura: Estratégia

01. A concepção responsável da arquitectura começa desde as primeiras etapas do projecto e implica o compromiso entre todas as partes envolvidas: clientes, arquitectos, engenheiros, autoridades, empresários, proprietários, utilizadores e a comunidade.

02. A concepção responsável da arquitectura integra todos os aspectos da construção e seus usos futuros no quadro da correcta análise e gestão de todo o seu ciclo de vida.

03. A concepção responsável da arquitectura optimiza a eficácia a partir da concepção. As energias renováveis, as tecnologias de alta performance e não tóxicas para o ambiente são amplamente integradas na concepção dos projectos.

04. A concepção responsável da arquitectura reconhece que todos os projectos de arquitectura e de planeamento fazem parte de um sistema interactivo complexo relacionado com a sua envolvente natural, e reflectem o património, a cultura e os valores sociais da vida quotidiana da comunidade.

05. A concepção responsável da arquitectura privilegia o recurso a materiais saudáveis para edifícios sãos, uma utilização ecológica e socialmente respeitosa dos solos e uma sensibilidade estética que inspire, afirme e valorize.

06. A concepção responsável da arquitectura visa reduzir de forma significativa a pegada de carbono, os materiais e as tecnologias perigosas e todos os efeitos nocivos do ambiente construído sobre o ambiente natural.

07. A concepção responsável da arquitectura esforça-se por melhorar a qualidade de vida, por promover a equidade local e global, por fazer progredir o bem-estar económico e por oferecer oportunidades para o envolvimento e a autonomia da comunidade.

08. A concepção responsável da arquitectura reconhece a interdependência local e global de todos. Reconhece que as populações urbanas dependem de um sistema rural e urbano integrado, interdependente e sustentável que lhe permite viver (água, ar, alimentação, habitat, trabalho, ensino, saúde, oportunidades culturais e outras necessidades).

09. A concepção responsável da arquitectura apoia a declaração da UNESCO relativa à diversidade cultural que, enquanto fonte de trocas, de inovação e de criatividade, é tão indispensável à humanidade quanto é a biodiversidade à natureza.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS