outras notícias
-
Dar Voz à Arquitectura
02.03.2011
O FEPA lança um apelo para reforçar a sua missão de promover a qualidade arquitectónica. Com o contributo de todos aqueles que queiram participar numa Europa mais atractiva, mais criativa e com mais qualidade de vida.

A Arquitectura enquanto expressão cultural está em risco. Há dois anos o Conselho da União Europeia, seguindo a Carta de Leipzig, fez um apelo explícito aos Estados Membros da UE e à Comissão Europeia para considerar a Arquitectura como uma ferramenta essencial para alcançar o desenvolvimento sustentável, incluindo o crescimento económico, a coesão social e a diversidade cultural.
(...)

Join Architecture Now . Without Architecture there is No World To Live In

Conheça o texto integral do apelo aqui

Non-city?
Esta acção surge na sequência de um alerta para o futuro das cidades europeias, promovido pelo FEPA e o Urban Intergroup do Parlamento Europeu. No dia 9 de Fevereiro, pela primeira vez a Arquitectura esteve presente no Parlamento Europeu.

O encontro Non-city?, com o subtítulo “Nova urbanidade, visões inovadoras para uma Agenda Urbana Europeia”, foi promovido pelo FEPA, presidido por Rob Docter e cuja direcção a Ordem integra, e constitui-se como uma oportunidade para apresentar o papel que pode desempenhar a Arquitectura, e os arquitectos, no desenvolvimento urbano Europeu.

“A cidade sustentável não acontece por acaso. Se pretendermos assegurar uma nova urbanidade, com qualidade de vida, os arquitectos e a União Europeia devem participar, envolver-se e assumir as suas responsabilidades” defendeu Rob Docter, que incentivou a União Europeia a chamar a si a competência de entidade reguladora na matéria.

Competirá à UE privilegiar as boas práticas da Arquitectura e do Paisagismo, desligando-as, no possível, das regras dominantes do mercado, apostando na concepção de projectos em termos de objectivos de qualidade de vida mais do que em estritos padrões técnicos e apoiar a construção de espaços urbanos em que o desenho urbano, mais do que o edifício-ícone, sejam o reflexo da excelência da intervenção do arquitecto.
__________
Relatório do encontro Non-city

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 13 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CUPÃO UNIVERSAL