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IV Congresso das Cidades Educadoras
06.05.2011
5 a 7 de Maio
Universidade Lusófona, Lisboa
À luz de um imperativo de cidadania ou de uma ética de responsabilidade partilhada, para onde devem apontar as políticas do mundo moderno, designadamente da União Europeia – onde o cidadão será, crescentemente, chamado a participar no processo de decisão – uma política de educação ambiental para a sustentabilidade, assume a maior importância.

Perante os problemas ambientais actuais (perda acentuada de diversidade biológica; redução da floresta e ambientes verdes; crescente pressão exercida sobre o território; aumento dos resíduos; consciencialização activada, na passada década de 70 por organizações ambientalistas, de que no planeta muitos recursos são esgotáveis; aumento do consumo ligado às inovações tecnológicas, urge rever atitudes e comportamentos individuais e colectivos.

Neste sentido, uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável, deverá emergir na sua plenitude social, cultural e institucional.

Lisboa, cidade que se vai assumindo como Educadora, procura assim, com a organização deste Congresso, contribuir para a concretização dos objectivos atrás referenciados, não só, na sua vivência como urbe plural, atenta à formação/participação cívica e qualidade de vida saudável dos seus cidadãos, mas como comunidade que o é, com outras particularmente preocupadas com as temáticas presentes e particularmente actuais, fomentar o debate, a consciencialização da responsabilidade de cada um e de todos no fomento de boas práticas geradoras de comportamentos ambientais positivos, com efeito multiplicador à escala de uma rede internacional de municípios.

Como se poderá entender do Preâmbulo da Carta das Cidades Educadoras (versão actualizada - Génova, 2004), a Cidade Educadora tem “em vista a formação, promoção e o desenvolvimento dos seus habitantes”, objectivo conseguido e a atingir no afirmação da sua personalidade e no aprender, trocar e partilhar experiências com outras cidades do seu território e de outros países.

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