notícias da OA
Estúdio Mário Novais
PRESIDENTE DA OA É O NOVO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DOCOMOMO IBÉRICO
28.06.2011
A 28 de Junho, em reunião que decorreu em Madrid, os patronos da Fundação DOCOMOMO Ibérico (FDI) elegeram por unanimidade o Presidente da Ordem dos Arquitectos, Arqº João Belo Rodeia, como novo Presidente da Fundação. O Vice-Presidente será o actual Decano do Colégio dos Arquitectos da Galiza, Arqº Celestino Braña.
Trata-se de um importante reconhecimento do papel da OA no contexto da Fundação e das organizações profissionais de arquitectos da Península Ibérica, tanto mais que a Ordem é a única instituição portuguesa entre os 20 patronos respectivos.

Importa igualmente referir que desde que a Fundação foi criada, em 1993, é a primeira vez que um Presidente da OA assume tais funções e apenas a segunda vez em que será presidida por um português, após o mandato do Arqº Carlos Guimarães entre 2003 e 2006.

A Fundação DOCOMOMO Ibérico, com sede em Barcelona, coordena a prossecução dos objectivos da Organização Internacional DOCOMOMO (Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement) em Espanha e Portugal, procurando registar, divulgar e proteger o Património Arquitectónico peninsular do Movimento Moderno.

Desde então, a Fundação tem implementado extensa actividade que inclui uma ampla base de dados de bens imóveis e de documentação do século XX, congressos e encontros científicos periódicos, assim como inúmeras acções editoriais e expositivas.

A Fundação serve também de importante plataforma de encontro para muitas das organizações profissionais dos arquitectos peninsulares, sendo integrada pela OA, pelos Colégios Espanhóis de Arquitectos da Andaluzia, de Aragão, das Astúrias, das Baleares, das Canárias, da Cantábria, de Castela e Leão Este, da Catalunha, da Comunidade Valenciana, da Galiza, de Leão, de Madrid, de Múrcia, do País Basco e de Navarra, pelo CSCAE/ Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha e ainda pela Fundação Mies van der Rohe, pela Fundação Caixa de Arquitectos de Espanha e pelo Instituto Andaluz do Património Histórico.

Recorda-se, por fim, que também o DOCOMOMO Internacional é actualmente presidido por uma portuguesa, a Arqª Ana Tostões.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017