agenda
-
Maqueta do projecto da Ponte pedonal e ciclável sobre a 2.ª Circular em exposição no próximo domingo. Apresentação pelos autores às 12h
15.09.2011

A maquete de apresentação do projecto vai estar exposta no próximo domingo, dia 18 de Setembro, no Jardim Amália Rodrigues, no topo do Parque Eduardo VII, numa iniciativa integrada na Semana Europeia da Mobilidade 2011 promovida pela cidade de Lisboa, sob o tema mobilidade alternativa.


A maqueta apresenta o projecto vencedor do “Concurso Internacional de Ideias para a Nova Ponte Ciclável em Lisboa”, promovido pela Fundação GALP Energia no âmbito da EXD 09, com o tema It’s About Time que, de acordo com a memória descritiva de Telmo Cruz - autor do projecto vencedor com Maximina Almeida (MXTstudio) -, "apelava à urgência da reflexão sobre a transformação em curso dos modos de locomoção nas cidades, e dos novos equilíbrios que a ecologia do planeta exige das cidades."

"Sobre as cidades, e Lisboa não é excepção, pousam já linhas de novos mapas de deslocações que testemunham esta tendência, mais próxima do andar primordial. Esta ponte pertence a esses novos mapas, nos quais filigranas de caminhos, novos e existentes, se sobrepõem, cruzam e ligam às actuais infra-estruturas das cidades reestabelecendo continuidades onde agora diferentes velocidades o impedem.
Aqui, no local e contexto do projecto desta ponte, azinhagas e alamedas das quintas de Benfica, da Luz e de Telheiras, são uma oportunidade para construir este novo mapa, literalmente descolando do solo uma nova rede de caminhos, em parte memória de anteriores azinhagas, passando sobre a grande artéria rodoviária, que é a 2.ª Circular, num canto sobreposto de linhas ziguezagueantes de diferentes escalas e modos de deslocação.
Esta ponte torna-se assim um elemento modelador de fluxos viários terrestres, assumindo um papel determinante num universo ligado à deslocação individual, a pé, de bicicleta, de skate ou patins, de segway ou outro. Torna-se um referencial à mobilidade, simultaneamente vinculado e vinculante de cenários urbanos futuros, cúmplice de uma urbanidade cujos contornos se vêm definindo, cada vez mais, sobre conceitos de desenvolvimento sustentável."

Telmo Cruz
MXTstudio

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO