notícias da OA
-
Os arquitectos e a certificação energética, a climatização de edifícios e a qualidade do ar interior
22.09.2011
A revisão do RSECE bem como do RCCTE enquadram-se num conjunto de acções nas quais a OA tem vindo a participar activamente, perante a dispersão e a contradição de que está revestido todo o corpo de regulamentação relativo à edificação que tem vindo a ser publicado nas últimas décadas.

No caso dos regulamentos em causa é fundamental, no entender da OA, que os mesmos venham a reflectir com maior ponderação os aspectos da realidade física e económica do País bem como a sua melhor adequação e resposta a programas que poderão vir a revelar-se estratégicos como é o caso do Programa de Reabilitação Urbana de âmbito nacional.

Uma sessão de esclarecimento e debate subordinada ao tema “Revisão do Sistema de Certificação de Edifícios (SCE) e das suas implicações no exercício profissional” teve lugar no dia 13 de Setembro no Auditório da sede nacional da OA.

A sessão partiu de uma sugestão dos colegas Pedro Santos Costa e João Mariz Graça, membros do Conselho Nacional de Delegados, e foi organizada pelo CDN nomeadamente por Vicente Gião Roque, vogal daquele órgão, que moderou o debate.

A primeira parte da sessão contou com a presença do Director-Geral da Adene, Dr Alexandre Fernandes, do Presidente da OA, e ainda do Dr Paulo Santos, Director de Auditoria de Edifícios da ADENE, que apresentou os princípios orientadores da revisão em curso. Os membros do Grupo de Trabalho da OA, que participam dos trabalhos da revisão junto da Adene, o Eng. Guilherme Carrilho da Graça e os arquitectos Miguel Nery, Olivier Pourbaix e Vasco Moreira Rato comentaram a apresentação e abriram pistas para o debate.

A sessão contou com cerca de 60 participantes sendo de referir a diversidade e a qualidade das intervenções, quer da mesa, quer da plateia, que procuraram elucidar os aspectos da revisão dos regulamentos considerados mais críticos e penalizadores para a prática profissional.

A sessão que se iniciou às 18h30 foi encerrada pelas 22h pelo Vice-presidente do CDN, arquitecto João Santa-Rita, que sintetizou as preocupações da OA e apresentou as conclusões dos trabalhos.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA