agenda
-
-
-
-
Viagem a Chandigarh
02.11.2011
Chandigarh, 1991
Paula Santos


No âmbito do programa ARQ OUT 2011, cujo programa completo pode ser consultado aqui, um dos parceiros da OA-SRN, a associação cultural Circo de Ideias, dá início ao ciclo "Viagens" que, a par de conferências de viagens com apresentação de diapositivos se propõe editá-las em livros de bolso.

A estreia, no dia 15 de Outubro, às 21h30, no Palacete Pinto Leite, coube a Alexandre Alves Costa e Álvaro Siza que nos convidaram a viajar até Marrocos (1967).



O projecto VIAGENS procura construir um mapa afectivo de viagens singulares realizadas por personagens reconhecidas da cultura arquitectónica portuguesa. Um roteiro pelos vários continentes, mas também pelo universo dos autores.

Italo Calvino, nas suas «Cidades Invisíveis», sonha a viagem de um melancólico Marco Polo seguindo um itinerário traçado sobre um atlas de cidades inventadas que, surpreendentemente, nos falam de Veneza.

Através desta colecção de livros, e respectivas conferências, desenham-se novas cartografias, como a Veneza de Marco Polo, territórios elevados do mapa, cidades físicas transformadas em territórios do imaginário, paisagens densas apropriadas pelo poeta.

«Nada garante que Kublai Kan acredite em tudo o que diz Marco Polo ao descrever-lhe as cidades que visitou nas suas missões, mas a verdade é que o imperador dos tártaros continua a ouvir o jovem veneziano com maior atenção e curiosidade que a qualquer outro enviado.» Italo Calvino, in “Cidades Invisíveis”

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA