agenda
-
Avaliação de Risco no Projecto: conceitos, metodologias e relevância no uso dos espaços
25.10.2011
A Ordem os Arquitectos atribuiu 8 créditos para admissão aos inscritos neste Seminário de Especialização.
O seminário de especialização Avaliação do risco no projecto: conceitos, metodologias e relevância no uso dos espaços resulta de uma parceria entre a H.MENEZES Risk Vision e o Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL.
A arquitectura e o urbanismo têm uma influência determinante na qualidade de vida das populações com particular destaque para as mais vulneráveis ou mais dependentes do ambiente para assegurar a sua autonomia e autodeterminação. A humanização do ambiente urbano e dos espaços construídos em geral sempre foi reconhecida como uma necessidade incontornável à qual os projectistas têm que dar resposta adequada. Essa humanização passa pela acessibilidade e mobilidade independente, segurança física (individual e colectiva, real e percebida), conforto e mais oportunidades de contacto com a natureza.
Alguns destes factores são já abrangidos por regulamentação específica, apesar de dispersa e, por vezes, contraditória e desactualizada, mas outros ainda dependem fortemente dos conhecimentos e da prática responsável do projectista. Frequentemente, os projectistas salvaguardam a sua responsabilidade civil através da simples observância a esses regulamentos em detrimento de um olhar mais atento às reais necessidades dos utilizadores do espaço consubstanciado num pensamento crítico e responsável.
Uma tomada de decisão informada e consciente do grau de influência de cada escolha e de cada opção de projecto na vida dos utilizadores do espaço constitui um factor crítico para o sucesso da arquitectura.
Este curso dá início ao ciclo de formação com o desenvolvimento de um tema central – avaliação de risco e tomada de decisão – que será aprofundado para equipamentos específicos. Serão brevemente agendados os seminários de especialização Avaliação do risco no projecto: estabelecimentos de ensino e Avaliação do risco no projecto: espaços de jogo e recreio.
O seminário de especialização Avaliação do risco no projecto: conceitos, metodologias e relevância no uso dos espaços é de frequência obrigatória para a inscrição nos cursos seguintes.

PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se a arquitectos, urbanistas, designers, engenheiros, projectistas, coordenadores de projecto, técnicos autárquicos das áreas de urbanismo e licenciamento de edifícios e estudantes nestas áreas; profissionais de saúde pública ou segurança e higiene no trabalho; profissionais do sector imobiliário.

OBJECTIVOS
Desenvolver competências de avaliação de risco com vista a escolhas mais informadas e responsáveis no projecto de arquitectura e urbanismo.
Desenvolver uma abordagem crítica em relação a regulamentos e normas, de forma a avaliar a sua abrangência, compreender o propósito dos requisitos e a dimensão e o impacto das suas insuficiências a fim de poder tomar iniciativas para as suprir.
Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de avaliação das necessidades de grupos de população mais vulneráveis a fim de eliminar ou reduzir barreiras criadas pelo projecto.

CANDIDATURAS E PROCESSO DE SELECÇÃO
Recomenda-se experiência profissional no projecto ou análise e verificação de projecto de edifícios ou espaço público.
As candidaturas deverão ser formalizadas através da ficha de inscrição e enviadas por correio electrónico para secretariado.dau@iscte.pt.
O curso funcionará com um número mínimo de oito inscritos e máximo de 18.
Será emitido um certificado de formação a todos os participantes cuja taxa de presença seja igual ou superior a 80%.

Formulário de inscrição disponível em http://dl.dropbox.com/u/29336158/ISCTE-IUL_HMenezesRiskVision_AvaliacaoRisco_M1_FormCandidatura_Out2011.docx

CALENDÁRIO, REGIME HORÁRIO E PROPINAS
O curso terá lugar nos dias 15 e 16 de Novembro de 2011, na sala 230 da Ala Autónoma no campus do ISCTE-IUL, no horário 9h-13h e 14h30-18h30.

Valor da inscrição:
230,00€ pagamento até 7 de Novembro de 2011
280,00€ pagamento após 7 de Novembro de 2011

Em caso de desistência, o valor da inscrição será parcialmente reembolsado nas condições seguintes:
75% desistências formalizadas até 7 de Novembro de 2011
25% desistências formalizadas até 11 de Novembro de 2011

PROGRAMA

Introdução
- compromissos políticos Europeus e Nacionais sobre Saúde e Ambiente;
- princípios de desenho universal;
- planeamento urbano, arquitectura e saúde: papel social do projectista.

Conceitos
- desenvolvimento humano e teoria da “affordance”;
- conceitos de risco - segurança física e psicológica, acessibilidade, inclusão, vida social, autonomia, qualidade de vida;
- factores de aceitabilidade do risco;
- influência de elementos de projecto na percepção do risco e nas potenciais reacções que determinam o uso do espaço;
- percepção vs. avaliação do risco;

Enquadramento legal e constrangimentos
- construção, acessibilidade, saúde e ambiente;
- directivas comunitárias, leis e regulamentos – convergência ou divergência?
- normas e recomendações técnicas – referências obrigatórias ou voluntárias?

Avaliação e Gestão do Risco em projectos de arquitectura e urbanismo
- metodologias;
- processo de avaliação do risco;
- tomada de decisão;
- mitigação do risco;
- comunicação do risco.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
FRUMKIN, H. - Healthy places: exploring the evidence - September 2003, Vol 93, No. 9 American Journal of Public Health
GILL, Tim - No Fear – Growing up in a Risk Averse Society. Reino Unido, Calouste Gulbenkian Foundation, 2007 – ISBN: 978 1 903080 08 5
MENEZES, H., ELOY, S. – Segurança das Crianças nos Ambientes Construídos – Responsabilidade e Boas Práticas - Comunicação a publicar nas Actas do Congresso da AdUrbem «Os Dez Anos do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação», que teve lugar em Lisboa, em Novembro de 2009
NYC – Active Design Guidelines – Promoting Physical Activity and Health in Design, NY 2010
PRADO, A.A., Lopes, M.E., Ornstein, S.W. – Desenho Universal: Caminhos da Acessibilidade no Brasil. São Paulo, 2010
REED, D – Education and Training for safe design: Educating our planners and architects - RMIT, Victoria, Australia 1998 (Paper presented at the conference Safer Communities: Strategic Directions in Urban Planning convened jointly by the Australian Institute of Criminology and the Victorian Community - Council Against Violence, held in Melbourne, 10-11 September 1998)
Unicef – Urban Stress and its Effects on Children’s Lifestyles and Health in Industrialized Countries – 1993 http://www.unicef-irc.org/publications/pdf/ucs6.pdf


CONTACTOS
Secretariado da Escola de Tecnologias e Arquitectura
Marisa Manteigas
secretariado.dau@iscte.pt
210 464 112

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO