notícias da OA
-
Cristina Salvador
Rafael Moneo
Bartolomeu Costa Cabral, Duarte Cabral de Mello
ao centro, Sergio Fernandez
Revista Casabella
Membros Honorários 2011
28.10.2011
Na primeira fila quatro homenageados: os arquitectos Duarte Cabral de Mello, Sergio Fernandez, João Luis Carrilho da Graça em representação de Rafael Moneo e Carlotta Tonon em representação da Revista Casabella.

No dia 27 de Outubro decorreu na sede nacional da OA a cerimónia de encerramento do Dia Mundial da Arquitectura 2011. Nesta cerimónia e por decisão do CDN, foi atribuído o título de Membro Honorário a cinco arquitectos e uma revista de arquitectura.

Com fundamento no desempenho, em diferentes actos próprios da profissão, ou no contributo para a divulgação e afirmação internacional da arquitectura portuguesa, são acrescentados à lista de Membro Honorário da OA:

* Revista Casabella (Itália, 1928), fundada em Milão por Guido Marangoni e que teve como sucessivos directores, entre outros, Giuseppe Pagano, Franco Albini, Ernesto Nathan Rogers, Alessandro Mendini, Tomás Maldonado, Vittorio Gregotti até ao actual Francesco dal Co, tem tido papel determinante na divulgação e afirmação internacional da arquitectura e dos arquitectos portugueses.
* José Rafael Moneo (Tudela/ Espanha, 1937) é o mais importante arquitecto espanhol contemporâneo e referência incontornável da arquitectura mundial dos últimos 40 anos, com inúmera obra construída em Espanha e muitos outros países. Estudou na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Madrid até 1961, colaborando então com Francisco Sáenz de Oiza e, logo após a graduação, com Jorn Utzon. Foi depois bolseiro da Academia Espanhola em Roma, onde contactou com Paolo Portoghesi, Bruno Zevi e Manfredo Tafuri. De volta a Madrid, inicia em 1966 docência universitária na ETSAM onde é actualmente Catedrático de Projecto, assim como inicia a sua actividade crítica, publicando artigos e ensaios sobre arquitectura até aos nossos dias. Em 1976, após estada nos EUA para colaborar com o Institute for architecture and Urban Studies e leccionar na Cooper Union em Nova Iorque, é nomeado, em 1984, Director do Departamento de Arquitectura da Universidade de Harvard, na qual continua a desenvolver actividade docente. Recebeu muitos dos mais importantes prémios internacionais de arquitectura, incluindo o Pritzker em 1986. Desde os anos 60 mantém relação próxima com a arquitectura portuguesa e com muitos dos mais destacados arquitectos portugueses, contribuindo decisivamente para a respectiva divulgação e afirmação internacional.
* Bartolomeu Costa Cabral (Lisboa, 1929) foi o homenageado no Dia Nacional do Arquitecto 2011. Nasceu em Lisboa, onde vive e trabalha. Iniciou actividade, em 1956, no Gabinete de Urbanização do Plano Director de Lisboa e, em associação com outros colegas – de que se salientam Maurício de Vasconcelos (ateliê GPA) e Nuno Teotónio Pereira, com quem inicia colaboração no edifício das Águas Livres – ou desde o seu ateliê próprio, desenvolveu projectos de arquitectura pelo país fora, destacando-se no domínio da habitação e do equipamento educativo para o ensino superior, e do urbanismo. Atento às necessidades organizativas da profissão, partilhou a direcção do Sindicato Nacional dos Arquitectos e, junto da Associação dos Arquitectos Portugueses, da Secção Portuguesa da União Internacional dos Arquitectos.
* Sérgio Fernandez (Porto, 1937) conclui os estudos em arquitectura na ESBAP em 1964, tendo colaborado com Alfredo Viana de Lima e Arménio Losa, e participado, ainda estudante, no Congresso do CIAM de Otterloo em 1959. Com actividade repartida entre a docência na ESBAP/ FAUP e a prática de Projecto, nos últimos anos com Alexandre Alves Costa, constitui referência nacional fundamental no ensino da arquitectura, na investigação e crítica de arquitectura, nos domínio da habitação e do património arquitectónico, bem como na afirmação nacional da arquitectura.
* Duarte Cabral de Mello (Lisboa, 1941) conclui os estudos em arquitectura na ESBAL em 1970 e estagia nos EUA, onde trabalha nos domínios do desenvolvimento urbano e priva com muitos arquitectos que serão referências fundamentais da arquitectura mundial, nomeadamente ligados ao jornal Oppositions (1973-1984). As suas ligações aos EUA (e ao mundo anglo-saxónico) e, também, a Espanha, serão fundamentais para a internacionalização da arquitectura portuguesa. Com actividade docente relevante na ESBAL/ FAUTL, dedicou-se, nos anos 70 e 80, aos domínios da habitação social e a planos de urbanização, designadamente com Vítor Figueiredo e Maria Manuel Godinho de Almeida.
* Cristina Salvador (Peniche, 1947-Lisboa, 2011) conclui os estudos em arquitectura na ESBAL em 1971, tendo colaborado com Manuel Tainha, Rafael Botelho e, em Angola, com Vasco Vieira da Costa. Em 1976, com Fernando Bagulho funda o Atelier do Chiado. Com papel importante na aproximação entre os arquitectos de Portugal a Angola (e vice-versa), onde tem raízes familiares, tem sido autora de diversos projectos de investigação, trabalhos e livros sobre a realidade arquitectónica, antropológica e socio-política de vários países africanos de língua portuguesa. Em 2009 recebeu o IV Prémio Távora. Foi, também, membro do Conselho Directivo Nacional (2005-2007), onde assumiu o Pelouro da Prática Profissional e teve papel destacado no lançamento do Estudo "Profissão Arquitectos" em 2006.

As celebrações do DMA'11

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING