agenda
-
ABC Mercado Hungria
03.11.2011
9 e 10 de Novembro
A Hungria sendo um País da Europa Central, que faz fronteira com sete países, é um mercado de proximidade, com as vantagens inerentes ao facto de fazer parte da União Europeia, factor facilitador no que diz respeito às relações económicas com outros Países da União, nomeadamente Portugal.

É neste contexto, de País e parceiro europeu, que na óptica do sector exportador português, se devem destacar alguns aspectos mais importantes da situação actual do mercado húngaro.

O governo húngaro (em funções desde Junho de 2010), desenvolveu esforços e tomou medidas para revitalizar e dinamizar o mercado doméstico, tornando-se a procura interna, expressa principalmente numa evolução acentuadamente dinâmica do consumo privado, um motor decisivo do crescimento económico, não deixando no entanto as exportações líquidas de revelar-se o factor determinante do crescimento do PIB. Assim, entre Janeiro - Junho de 2011 a Hungria exportou e importou respectivamente, 39,7 e 35,8 mil milhões de euros.

Na perspectiva dos interesses e oportunidades das empresas nacionais, exportadoras, e com base nos dados disponíveis (Janeiro - Julho) de 2011, apresenta-se bastante animadora a evolução favorável do comércio bilateral entre Portugal e a Hungria, com as exportações portuguesas a crescerem 23% e as importações a diminuírem 20%, comparadas com igual período de 2010.

Dentro dos vários sectores de oportunidade, foram detectados alguns que têm particular apetência para uma entrada com sucesso, no mercado húngaro:
TIC / Soluções inteligentes (serviços software)
Fileira Moda (abrangente, produtos de luxo)
Fileira casa (incluindo Horeca)
Design
Energias renováveis
Actualmente cerca de 370 empresas exportam para a Hungria

Para que as empresas portuguesas possam Descobrir e Conhecer Melhor este País da Europa Central, a aicep Portugal Global vai realizar, no Porto, no auditório da DRE Norte (Rua Direita do Viso 120) e em Lisboa, no seu auditório (Avenida 5 de Outubro 101), duas sessões do ABC Mercado Hungria, nos dias 9 e 10 de Novembro, respectivamente.

As empresas interessadas podem inscrever-se até às 17h00 do próximo dia 7 de Novembro, (salvaguardando o facto de que este prazo possa vir a ser encurtado, por razões de lotação do espaço dos auditórios), pelo que aconselhamos, no caso de ter interesse na participação, que faça a sua inscrição on-line, com a maior antecedência possível. A ficha de inscrição on-line encontra-se disponível no site www.portugalglobal.pt.

Mais informações.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA