agenda
-
Alberto Campo Baeza: Pensar com as mãos | conferência em trânsito #037
14.11.2011
Casa da Música - Sala 2, Porto
14 de Novembro de 2011
Segunda-feira, 22h00
“Alberto Campo Baeza nasceu em Valladolid, Espanha, onde o seu avô era arquitecto, mas aos dois anos mudou-se para CADIZ, cidade onde viu a LUZ. O seu pai, que já fez 102 anos, foi cirurgião. Dele herdou o espírito de análise e, de sua mãe, a decisão clara de ser Arquitecto.

Vive em Madrid desde que para lá foi estudar Arquitectura. Teve como professor Alejandro de la Sota, que lhe incutiu a arquitectura ESSENCIAL, que ainda hoje procura concretizar. É Professor Catedrático na Escola de Arquitectura de Madrid, ETSAM, onde lecciona há mais de 25 anos.

Deu aulas em várias Escolas de Arquitectura internacionais, como a ETH de Zurique, EPFL de Lausanne, Universidade da Pensilvânia, Filadélfia, Dublin, Nápoles, Virgínia, Copenhaga, Bauhaus de Weimar e Universidade de Kansas. Foi investigador durante um ano na Columbia University, Nova Iorque. Apresentou conferências por todo o mundo e foi distinguido com vários prémios, como o Torroja, pelo edificio Caja Granada e, mais recentemente, Bienal de Buenos Aires (2009), pelo edifício Benetton Daycare, em Veneza, e o Museu da Memória da Andaluzia, em Granada. Foi, ainda, nomeado para o Arnold Brunner Memorial Prize 2010, da Academia Americana de Artes e Letras.

As suas obras foram amplamente reconhecidas pela crítica internacional, como a Casa Turégano e a Casa De Blas, ambas em Madrid, ou a Casa Gaspar, a Casa Asencio e a Casa Guerrero, em Cádis. Fora de Espanha, construiu a Casa Olnick Spanu, em Nova Iorque, e o Benetton Daycare, em Veneza.

O livro “LA IDEA CONSTRUÍDA”, com textos da sua autoria, teve mais de 20 edições e foi traduzido para inglês, francês e português. A sua 2ª publicação, “PENSAR CON LAS MANOS”, também foi editada várias vezes. Campo Baeza acredita na Arquitectura como IDEIA CONSTRUÍDA, e crê que os componentes principais da Arquitectura são a GRAVIDADE, que constrói o ESPAÇO, e a LUZ, que constrói o TEMPO.

Expôs o seu trabalho no Crown Hall de Mies, no IIT de Chicago, no Urban Center de Nova Iorque, na Basílica de Palladio, Vicenza, Basílica de Santa Irene, Istambul, na prestigiada Galeria MA de Tóquio (2009) e, em 2010, no Tempietto de Bramante, Roma. Acaba de inaugurar uma exposição no MAXXI - Museo nazionale delle arti del XXI secolo, Roma.

Campo Baeza não tem carro, nem televisão, nem telemóvel. Na sua biblioteca há mais livros de Poesia do que de Arquitectura. O seu atelier não tem mais de três pessoas. E confessa que é FELIZ.”

* Biografia breve recebida do seu atelier, e traduzida para português.
As palavras em maiúsculas são uma opção do autor.



Mais informações em www.campobaeza.com.

Bilhete: 4,00 euros
Local de venda: Casa da Música, a partir de 1 de Novembro

A conferência será proferida em espanhol, sem tradução.



Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, esta conferência equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.

Os Certificados deverão ser levantados no final da Conferência.

Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO