notícias da OA
-
Nota informativa: Arquitectura Portuguesa na Bienal de São Paulo
08.11.2011
Até 4 de Dezembro decorre na cidade de São Paulo (Brasil), a 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo sob o tema Arquitetura para Todos: Construindo Cidadania.

A 9ª BIA abriu portas no passado dia 2 de Novembro, no Pavilhão da Oca de Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera, e, ao invés da edição anterior, conta agora com importantes participações internacionais, designadamente da China, Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, França, Holanda, Itália, Dinamarca, Noruega, Suécia, Chile, Argentina e México.

Portugal está representado pela exposição Tradição é Inovação, com curadoria dos arquitectos Yutaka Shiki (Fukuoka, 1979) e Gonçalo Baptista (Lisboa, 1981). Importa registar que a participação portuguesa esteve em sério risco, pois não foi assegurada pela Direcção-Geral das Artes, tal como vinha sucedendo em edições anteriores. Foi por iniciativa da própria BIA, através de convite directo aos curadores portugueses pelo arquitecto Valter Caldana, comissário-geral da Bienal, que foi possível garantir a representação de Portugal em São Paulo.

A mostra Tradição é Inovação foi inaugurada em Outubro passado no Living Design Center Ozone de Tóquio como evento paralelo ao 24º Congresso da União Internacional dos Arquitectos e contou com o apoio institucional da UIA2011, da Embaixada de Portugal no Japão, do Instituto Camões e da Ordem dos Arquitectos (SRS).

Tal como em Tóquio, a exposição agora apresentada em São Paulo é em formato vídeo e consiste num conjunto de entrevistas a arquitectos portugueses - Eduardo Souto de Moura, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon, João Ventura Trindade, Nuno Brandão Costa, Ricardo Carvalho + Joana Vilhena, SAMI (Inês Vieira da Silva/ Miguel Vieira) - associadas a imagens de obras respectivas.

A iniciativa, formato, selecção e conteúdos de Tradição é Inovação são da estrita responsabilidade dos seus curadores. A exposição conta, de novo, com o apoio institucional da Ordem dos Arquitectos que, através do patrocínio da Robbialac, ajudou a viabilizar a sua presença na 9ª BIA.

Concretiza-se, assim, um dos compromissos do programa eleitoral e do plano de actividades 2011 da Direcção Nacional da OA, numa altura em que a Ordem, no novo quadro criado pela implementação do CAU/ Conselho de Arquitectura e Urbanismo do Brasil, procura melhorar o quadro de reciprocidade do reconhecimento profissional dos arquitectos entre Portugal e o Brasil (e vice-versa), e em que este assume crescente importância como possível destino de oportunidades para a arquitectura e para os arquitectos portugueses.

A 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo poderá ser visitada até ao próximo dia 4 de Dezembro.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CINChromaGuide