notícias da OA
Assembleia Geral aprova OA como membro fundador da nova Associação CIALP
17.11.2011
A Assembleia Geral da OA, reunida a 16 de Novembro, aprovou, por unanimidade e aclamação, a formalização da Ordem dos Arquitectos como membro fundador da Associação CIALP/ Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa.

A Associação CIALP será oportunamente registada notarialmente em Portugal como Associação de Direito Privado sem Fins Lucrativos, conforme deliberação da Assembleia CIALP de São Paulo (2009), confirmada na Assembleia seguinte de Macau (2010), onde foi aprovado o novo Estatuto. No final deste mês, em Cabo Verde, serão eleitos os novos órgãos sociais do CIALP (Conselho Directivo e Conselho Fiscal), já ao abrigo do novo Estatuto.

Com o apoio de todas as Associações e Secções de Arquitectos de Língua Portuguesa, a OA tem contribuído decisivamente para o relançamento do CIALP, registando a marca CIALP, criando um website próprio e elaborando a proposta-base do novo Estatuto, entretanto sujeita a alterações e acordada entre todos. Para tal, revelou-se fundamental a disponibilidade da actual Junta Directiva do CIALP, designadamente do Presidente, Arqº António Gameiro (Angola), do Vice-Presidente, Arqº Rui Leão (Macau), e da Secretária-Geral, Arqª Maria José Feitosa (Brasil).

Importa recordar que o CIALP foi criado no 1º Encontro de Arquitectos de Língua Portuguesa, realizado em Lisboa, em 1990, e constituído em 1991 com a aprovação do primeiro Estatuto pelos representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Seguiu-se, em 1993, a admissão de Macau (que se manteve após a saída da administração portuguesa) e, em 1999, de Timor-Leste. O CIALP assumiu-se desde o início como uma organização internacional para a aproximação, cooperação e afirmação dos arquitectos dos Países e Territórios de Língua Portuguesa.

A Associação CIALP manterá objectivos semelhantes aos da sua fundação, agora potenciados num novo contexto institucional e em melhor interacção com organismos internacionais afins, designadamente a UIA/ União Internacional dos Arquitectos, conforme a recente Declaração CIALP no Congresso da UIA de Tóquio.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS