agenda
-
Arquitectura e Cultura do século XVIII. Books with a view
21.11.2011
Entre os dia 23 e 25 de Novembro um congresso internacional celebra o tricentenário do nascimento de Eugénio dos Santos, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Em 2011 cumprem-se trezentos anos sobre o nascimento de Eugénio dos Santos (18.03.1711-25.08.1760), arquitecto e engenheiro que, entre outros projectos, foi o responsável pelo plano de reconstrução da cidade de Lisboa depois do Terramoto de 1 de Novembro de 1755.

A formação artística e técnica, a produção arquitectónica, as opções estéticas e algumas escolhas de títulos da sua biblioteca particular revelam uma figura de transição entre dois momentos significativos da cultura portuguesa. Infelizmente, Eugénio dos Santos não deixou o suporte teórico da sua obra arquitectónica. Assim, para aceder aos fundamentos que a sustentam, torna-se inevitável uma aproximação contextual.

Por isso, pretendemos celebrar esta efeméride convocando contributos sobre as mais diversas representações culturais europeias, que reverteram, directa ou indirectamente, para a teoria e prática artísticas do século XVIII, em geral, e para aquelas que prevaleceram no âmbito nacional, em particular, de acordo com o itinerário temático seguinte:
1 A lógica do tempo;
2 Escritos sobre a arquitectura e a cidade;
3 Livros prescritos e livros proscritos;
4 Bibliotecas reais e bibliotecas particulares (encomenda, conceitos de espaço, decoração fixa, mobiliário, catálogos...);
5 Livros impressos: artes e técnicas (tipografia, paginação, impressão, encadernação e materiais);

Programa completo

Mais informação

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS