outras notícias
Aripa - Ilídio Pelicano, Arquitectos
arquitectos Tiago Vidal e Isabel Carvalho
arquitecto Andreas Moerschel
NonaBia | Selecção Comité Internacional
28.11.2011
Paralelamente à representação oficial portuguesa na Nona Bia e por iniciativa própria, três ateliers portugueses apresentaram projectos que integraram a NonaBia, seleccionados pelo comité internacional da mesma. O projecto do Hospital de Sousa Martins, na Guarda, do gabinete de arquitectura Aripa -Ilídio Pelicano, Arquitectos, o projecto Respirad’ouro, que venceu o 1º Prémio do "Concurso Público de Ideias para a Requalificação do Estaleiro do Ouro e Zona Envolvente", promovido pela Administração dos Portos do Douro e Leixões, APDL, e organizado pela OASRN, da autoria dos arquitectos Tiago Vidal e Isabel Carvalho, e o Bab Al Madina, plano urbanístico para Tripoli, na Líbia do arquitecto Andreas Moerschel.












Hospital de Sousa Martins
Aripa - Ilídio Pelicano, Arquitectos

A proposta além de ambicionar a construção de um hospital funcionalmente correcto, visa a concretização de um parque e de um edifício que as pessoas queiram descobrir e utilizar de diversas formas, estabelecendo uma relação entre cidadãos e hospital que ultrapasse a formalidade ou indiferença com estas estruturas se cruzam habitualmente com a vida das pessoas.


Respirad’ouro
arquitectos Tiago Vidal e Isabel Carvalho

Um “órgão construído por uma cisterna fechada que comunica com a água do rio por uma janela mergulhada e, com a atmosfera, por dois conjuntos de tubos bizelados” que, durante a maré cheia enchente e durante a maré vazante, faz soar um conjunto de tubos.


Bab Al Madina
arquitecto Andreas Moerschel

O projecto Bab al Madina é um dos sete maiores projectos urbanos, integrado no masterplan de Tripoli. Está localizado na zona sudeste da cidade e está geograficamente ligado com dois outros grandes projectos urbanos: o ‘Al Jumhuriyah street development project’, e o ‘Tripoli Green Belt’.
O sector Bab al Madina está localizado no cruzamento de dois eixos rodoviários importantes provenientes do sul com Tripolis First Ring Road, transformando a extensão de 1,7 km entre o First Ring Road e o 'Al Jumhuriyah Street' numa das mais importantes portas da cidade e principais entradas para o centro de Tripoli.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 13 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TELHASCOBERT