notícias da OA
-
XIII Encontro CIALP em Cabo Verde
07.12.2011
O XIII Encontro do CIALP/ Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa, que incluiu a 1ª Assembleia Geral da Associação CIALP, decorreu na Cidade da Praia (Cabo Verde) entre 22 e 25 de Novembro de 2011, e contou com a presença de delegações da Ordem dos Arquitectos de Angola, do Instituto de Arquitetos do Brasil, da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde, da União dos Arquitectos da Guiné-Bissau, da Associação dos Arquitectos de Macau e da Ordem dos Arquitectos de Portugal.

A delegação portuguesa foi constituída pelo Presidente da OA) e pelo Arqº Tiago Monte Pegado (Vogal do CDN).

A AMA/ Associação Moçambicana de Arquitectos fez-se representar por procuração.

O XIII Encontro CIALP integrou o Programa das comemorações do Mês da Arquitectura de Cabo Verde, com grande adesão dos meios políticos e da comunicação social caboverdeana.

Na manhã do dia 22 de Novembro, as delegações CIALP assistiram à celebração de Protocolo entre a Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde, representada pelo respectivo Presidente, Dr. Francisco Fernandes Tavares, e a Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde, representada pelo respectivo Bastonário, Arqº César Freitas. Em seguida, o Presidente da OA integrou o Júri do Prémio Nacional de Arquitectura 2011 de Cabo Verde, em representação do Presidente do Júri, Arqº Gonçalo Byrne. Na tarde do mesmo dia, com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Praia, Dr. Ulisses Correia e Silva, decorreu nos Paços do Concelho o Workshop "Os desafios urbanos da cidade da Praia", onde foi apresentada a proposta do novo Plano Director Municipal seguida de discussão pública. À noite, foi exibido o filme "O Arquitecto e a Cidade: Álvaro Siza Vieira" no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

Na tarde do dia 24 de Novembro, decorreu no Auditório da Universidade Piaget a Conferência Internacional "O papel da Arquitectura no Desenvolvimento Sustentável" que contou com conferências do Arqº Gonçalo Byrne (Arquitectura como Encomenda Pública), do Arqº Miguel Amado (Sociedade, Arquitectura e Sustentabilidade), do Arqº João Belo Rodeia (Política Pública de Arquitectura) e do Arqº António Gameiro (Programa de Habitação Social em Angola). Seguiu-se recepção promovida pela Câmara Municipal de Santa Catarina, na Cidade de Assomada, com a presença do respectivo Presidente da Câmara, Dr. Francisco Fernandes Tavares.

Na tarde do dia 25 de Novembro, continuou no Centro Cultural da Cidade do Mindelo (Ilha de São Vicente) a Conferência Internacional "O papel da Arquitectura no Desenvolvimento Sustentável", que contou com conferências do Arqº Gonçalo Byrne, do Arqº Miguel Amado, do Arqº António Jorge Delgado (Sustentabilidade do Património Arquitectónico de Cabo Verde) e do Arqº Luís Baptista Fernandes (A Regeneração Urbana, a Salvaguarda do Património Arquitectónico e a Competitividade das Cidades: o caso de Oeiras). Seguiu-se a atribuição do Prémio Nacional de Arquitectura 2011 de Cabo Verde, que contou com a presença do Senhor Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING