outras notícias
-
Sidónio Pardal - Urbanismo e Paisagem
14.12.2011
Sidónio Pardal – Urbanismo e Paisagem é a quarta exposição organizada pela Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea no âmbito do Prémio Municipal de Arquitectura “Cidade de Almada”, que tem como objectivos a divulgação de autores e respectiva obra de mérito relevante no panorama da Arquitectura portuguesa e a divulgação e premiação de autores e promotores de obra de qualidade arquitectónica exemplar no Concelho de Almada.

A exposição de homenagem ao Professor Sidónio Pardal reflecte duas vertentes fundamentais do seu percurso – a de projectista e a sua actividade de reflexão teórica. Através de uma leitura cronológica, de 1979 a 2011, tornam-se perceptíveis vectores dominantes na sua obra que se relacionam directamente com a sua conceptualização da Paisagem, onde o conceito de “útil” prevalece a par da “criação do belo”.
A sua prática profissional, concretizada em dezenas de projectos públicos e privados, resulta num percurso singular de intervenção no território e construção da paisagem sustentada por um corpo teórico e crítico não só no domínio do Planeamento Urbanístico mas, também, da Arquitectura Paisagista, vertente em torno da qual tem produzido diversos estudos e reflexões sobre a sua história.

Sidónio Pardal
[do texto A Paisagem na sua verdade, in Catálogo da Exposição]
A paisagem, como tudo o que provém da idealização arquitectónica, é uma conjugação do útil com o belo. Há, no entanto, o facto surpreendente da ideia e do conceito de paisagem como obra arquitectada surgir apenas no século XVII. Antes disso havia um meio selvagem (wild), mais ou menos inóspito ou acolhedor, farto ou escasso em alimento, e os espaços agro-florestais utilitários, resultantes de um desenho pragmático, relativamente aos quais não há notícia de assumidas apreciações estéticas.
Se a arquitectura como arte dos campos, das construções rurais e dos edifícios urbanos remonta há milhares de anos, incluindo aí a arquitectura do jardim como espaço exterior da casa, já a arquitectura da paisagem é um fenómeno com escassas centenas de anos. Por isso, a arquitectura dos jardins, na sua génese e idade, distingue-se da arquitectura da paisagem.


Até 12 de Fevereiro de 2012
Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea
Rua da Cerca, Almada

Exposição produzida e organizada pela
Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea /Câmara Municipal de Almada
Direcção | Ana Isabel Ribeiro
Projecto | Sidónio Pardal
Coordenação Geral | Alexandra Canelas
Produção e Comunicação | Vanda Piteira
Textos | Ana Isabel Ribeiro e Sidónio Pardal
Colaboração | Marta Magalhães [atelier Sidónio Pardal]
Produção e Comunicação | Vanda Piteira
Serviço Educativo | Mário Rainha Campos e Sónia Francisco (O Chão
das Artes – Jardim Botânico)
Secretariado | Isabel Ferreira e Teresa Simões

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 13 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TELHASCOBERT