outras notícias
-
VIII BIAU . Oficina da Água . Concurso para estudantes de Arquitectura
17.01.2012
O Concurso é dirigido a estudantes finalistas de cursos de Arquitectura para que, no âmbito académico da disciplina de Projecto e sob orientação dos professores, projectem uma habitação colectiva com 50 fogos para arrendamento a custos controlados, para populações com fracos recursos económicos. As candidaturas devem ser remetidas, por correio electrónico, até 13 de Abril.

O projecto deve abordar a produção de arquitectura num meio urbano ou rural, numa implantação com cerca de 1ha, caracterizado por uma forte marca (legado) natural e cultural da água, através da sua presença – ou da sua ausência – que assume um protagonismo geográfico e histórico. A solução proposta deve abordar as questões paisagísticas e um modelo sustentável de relação com a água que permita conhecer e aproveitar este recurso.

Programa
* Habitação colectiva;
* 50 fogos com 50m2 no máximo. Podem ser considerados agrupamentos de unidades com maior ou menor superfície, em função das características demográficas dos utentes, desde que não sejam ultrapassados os 3 000m2 no conjunto a construir;
* a relação máxima entre área construída e área útil será de 1,2.

Condicionantes urbanas
* a edificação ocupará, no máximo, 25% da área do terreno;
* as restantes condicionantes serão definidas no exercício a desenvolver por cada uma das escolas e em função da localização escolhida;
* as necessidades de interligação das habitações a serviços e equpamentos urbanos devem ser consideradas devendo estar previstos sistemas de circulação de pessoas e bens.

Preços
Tanto para a construção como para a intervenção total nos terrenos seleccionados deve considerar-se que os custos com as habitações possam ser amortizados e os fogos mantidos com o valor total da renda em 20 anos, tendo em conta que o esforço da família não pode ultrapassar 15% do valor do salário mínimo de referência no País em 2012.

Apresentação
São peças obrigatórias, a apresentar em suporte digital, um único ficheiro .pdf com a dimensão máxima de 10MG:
* Implantação, 1/500;
* Projecto geral do conjunto (plantas, cortes, alçados), 1/200;
* Projecto de urbanização, 1/200;
* Fogo (plantas, cortes, alçados), 1/50.
* Memória descritiva, justificativa e construtiva que relacione a proposta com a água (enquanto paisagem, recurso básico, protagonismo histórico, factor estruturante da ideia do projecto)
* Orçamento.

Envio electrónico dos trabalhos, até 13 de Abril, através da página web da BIAU

Júri e Prémio
O Júri, que integra Albert Cuchí (Espanha), Pablo Beitia (Argentina) e Carlos Morales (Colômbia), seleccionará o melhor projecto, cujo(s) autor(es) e orientador(es) serão convidados para o apresentar em Cádis.

Outras formas de participação, algumas exclusivas para arquitectos

Este esclarecimento não substitui a leitura cuidada do Regulamento, que pode descarregar aqui.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 13 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CUPÃO UNIVERSAL