agenda
-
Ciclo de Conferências LISBOA XXI
30.01.2012
A Unidade Curricular Lisboa: rupturas e continuidades do Mestrado Integrado em Arquitectura do ISCTE-IUL, coordenada pela Professora Doutora Paula André, caracteriza, em tempo longo, a evolução da cidade de Lisboa, das origens ao século XXI, nos seus momentos urbanos e arquitectónicos em que existiram paralela e /ou simultaneamente situações de ruptura e de continuidade. A abordagem parte inevitavelmente da contemporaneidade com o objectivo de tomar consciência dos seus fundamentos e produzir um conjunto de ferramentas, que permitam o exercício de pensar hoje a cidade.
Na contemporaneidade os conceitos de criatividade, sustentabilidade, resiliência ou mundialização tornaram-se palavras-chave do urbanismo, particularmente através dos estudos de:
- Richard Florida (Economia Urbana) associou o desenvolvimento das Cidades Criativas, com a identificação dos três T's (Tecnologia, Talento e Tolerância) assumindo-os como factores para alcançar o ranking das Mega regiões.
- Rob Hopkins (Permacultura) iniciou e divulgou o conceito de Cidade em Transição alertando e estimulando a participação cívica da comunidade de Totnes para as questões relacionadas com a crise energética e a mudança climática, apoiando-se em 6 princípios (visão, inclusão, tomada de consciência, resiliência, envolvimento emocional e afectivo, criação de soluções críveis e adequadas).
- Marc Augé (Antropologia) criador do conceito de Não Lugares, considera que o mundo se urbanizou, tornando-se uma imensa cidade e que à medida que o urbano se generaliza a cidade muda.
Integrado na Unidade Curricular Lisboa: rupturas e continuidades, o Ciclo de Conferências LISBOA XXI, tem como principal objectivo uma reflexão crítica em torno da actual natureza do território cidade e da conformação da cidade contemporânea. O Ciclo de Conferências LISBOA XXI, pretende afrontar o futuro de Lisboa, nas vertentes da sustentabilidade, da morfologia urbana, da habitação, da síntese das artes, da história da cidade e da música.
Para reflectir sobre o conceito de cidade e particularmente sobre o futuro de Lisboa o Ciclo de Conferências LISBOA XXI irá realizar-se no ISCTE-IUL, Av. das Forças Armadas, com entrada livre mediante inscrição em http://bit.ly/LISBOAXXI, entre 14 de Fevereiro e 31 de Março, às 3ªs feiras, pelas 17.30 no Auditório B 204, (excepto a sessão de 31 de Março, sábado às 16.30m, que será uma visita cantada no Museu do Fado, mediante inscrição prévia e o pagamento no Museu de 5 euros), e foi estruturado pelas seguintes sessões:

- 14 Fev. (17.30) – SUSTENTAR – Gonçalo Ribeiro Telles
- 28 Fev. (17.30) – PENSAR – Filipe Balestra
- 06 Mar. (17.30) – TRAÇAR – Manuel C. Teixeira
- 13 Mar. (17.30) – HABITAR – Teresa Madeira da Silva
- 20 Mar. (17.30) – AZULEJAR – Ana Almeida
- 27 Mar. (17.30) – REVELAR – Paula André
- 31 Mar. (16.30) – CANTAR – Visita cantada, Museu do Fado

Informações: secretariado.ista@iscte.pt

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING