notícias da OA
-
Inscreva-se. A Comissão Instaladora do COB agradece
01.08.2012
No passado dia 21 de Dezembro, tomou pose a comissão instaladora do Colégio de Especialidade de Gestão, Direcção e Fiscalização de Obras (COB).

Para alguns colegas esta notícia poderia ser entendida como uma ameaça; como uma possível limitação dos actos próprios do arquitecto.

Um colégio não constitui uma reserva de quaisquer actos próprios da profissão a um qualquer conjunto finito de arquitectos. Os colégios na Ordem dos Arquitectos (OA) não são como os colégios das outras Ordens, tanto mais que nenhuma outra Ordem assume um registo de partilha democrática do poder; desde logo não tem bastonário, tem um Presidente e as decisões que a OA assume são colegiais.
Na OA os colégios reúnem os colegas com saberes específicos de modo a proporcionar à classe um núcleo profissional de especialistas numa área específica. Na OA os colégios não restringem a prática da sua especialidade aos seus membros.
Na OA os colégios são agrupamentos de especialistas que se unem institucionalmente de modo a defender os interesses específicos no domínio da especialidade. Deste modo, com este saber específico, a OA passa dispor de um instrumento que defende todos os seus associados.

O principal objectivo da comissão instaladora do COB é consagração do Colégio enquanto entidade de plenos direitos na OA. Para atingir este objectivo, necessita da colaboração de todos os colegas que intervém profissionalmente em actividades relacionadas com a Gestão, Direcção e Fiscalização de Obras e demais actividades complementares.
Logo, o primeiro acto desta Comissão Instaladora é um convite, em forma de apelo para que todos se inscrevam no COB!

A sua participação é fundamental para que possamos, o mais brevemente possível, instituir formalmente o Colégio, consagrando-o com a legitimidade democrática e de saberes que necessita. Esta legitimidade é absolutamente necessária para que todos os arquitectos passem a dispor de um órgão que defenda e promova um mercado que adquire uma importância crescente no modo como a nossa prática evolui.

A reunião no COB de todos os colegas com interesse específico na área, permitirá descortinar as principais dificuldades com que nos defrontamos, permitirá igualmente desenhar novas estratégias de formação e, acima de tudo, dotará a OA de um grupo de especialistas que a habilitará a intervir na discussão de novos processos legislativos e regulamentares com um conhecimento e eficácia reforçada.
Por esses motivos, e antes de mais, com vontade de defender os interesses de todos os associados da OA, apelamos aos colegas que têm dedicado as suas carreiras, ou parte delas, às problemáticas especificas da Gestão, Direcção, Fiscalização e/ou, de um modo genérico, às matérias da Obra, que se inscrevam no COB, pois apenas com a sua colaboração é que nos será possível atingir os objectivos a que estatutariamente estamos obrigados.

A Comissão Instaladora,
José Barra
Filipe Borges de Macedo
Manuel Farmhouse Carvalhosa
Vasco Martins


Informe-se sobre o procedimento documental para inscrição no COB


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017