agenda
-
Exposição: “O Estoril e as Origens do Turismo em Portugal”
08.02.2012
A exposição “O Estoril e as Origens do Turismo em Portugal”, patente no Espaço Memória dos Exílios, dos CTT desta localidade, foi prolongada até 3 de março de 2012.

Integrada nas comemorações do Centenário do Turismo em Portugal – programa de que o Turismo de Portugal é parceiro -, a mostra dá a conhecer o primeiro projecto turístico português, através de objectos e documentos inéditos conservados no Arquivo Histórico Municipal de Cascais e cedidos por coleccionadores privados.

Fotografias, desenhos e filmes da época explicam como, no início do século, o Estoril se tornou num projecto turístico inovador sob a designação “Estação Marítima Climatérica, Thermal e Sportiva”.

É a partir do projeto deste “novo Estoril”, proposto em 1914 por Fausto de Figueiredo e Augusto Carreira de Sousa que, há quase cem anos, o concelho renovou e elevou a sua vocação turística a um novo patamar de desenvolvimento, tendo ficado para a posteridade como um dos mais emblemáticos empreendimentos turísticos nacionais do século XX.

A exposição, que leva o visitante a fazer o percurso por essa época, apresenta assim a génese do projecto e percorre os momentos-chave que levaram a que esta estância se afirmasse, definitivamente, como epicentro da Costa do Sol. Momentos como a inauguração do Hotel Palácio e do Casino ou a transformação do Estoril na derradeira paragem do comboio Sud Express, que ligava a região diretamente à Europa e a projectava no mundo.

Esta mostra faz parte das comemorações do Centenário do Turismo em Portugal, que se celebra ao longo do ano e que inclui várias iniciativas. Para mais informações consultar www.centenariodoturismo.org.

Decorrente desta exposição, o auditório do Espaço Memória dos Exílios - CTT Estoril recebe no este sábado, dia 17 de setembro, das 15h00 às 17h30, um Ciclo de Conferências moderado por Jorge Mangorrinha, presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, e com a presença das investigadoras Raquel Henriques da Silva, Helena Gonçalves Pinto, Irene Flunser Pimentel e Helena Matos.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA