outras notícias
-
© Zhu Chenzhou
Wang Shu é Prémio Pritzker 2012
28.02.2012
Wang Shu é o primeiro arquitecto chinês a ser distinguido com o Prémio Pritzker e acaba de o ser. A cerimónia de entrega do Prémio terá lugar em Beijing (Pequim).

O arquitecto, nascido em 1963, é diplomado pelo "Instituto de Tecnologia de Nanjing" (1985). Entre as suas principais obras na China contam-se os museus de Arte Contemporânea e de História de Ningbo e o campus da Academia das Artes de Hangzhou, onde tem o seu escritório. São da sua autoria as instalações da China para as bienais de Arquitectura de Veneza de 2010 e 2006.
Wang Shu tinha já sido distinguido com a medalha de ouro da academia de arquitectura de França em 2011 e, em conjunto com a sua mulher e co-fundadora do escritório Lu Wenyu, com o Prémio de Arquitectura Schelling, da Alemanha, em 2010.

No anúncio da escolha do Júri foi referido "o facto de um arquitecto chinês ter sido seleccionado representar um passo significativo no reconhecimento do papel que a China vai desempenhar no desenvolvimento dos ideais arquitectónicos. Além disso, nas próximas décadas, a urbanização da China será um fenómeno importante para a China mas também para o mundo. Como em qualquer processo de urbanização, deverá estar em harmonia com as necessidades e a cultura locais. Serão conferidas à China oportunidades sem precedentes para um planeamento e um desenho urbano que respeite em simultâneo as suas tradições únicas e o desenvolvimento sustentável que o futuro reclama."

Mais informação
Uma biografia de Wang Shu
O trabalho de Wang Shu
O Prémio Pritzker

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017