notícias da OA
-
Ordem dos Arquitectos requere revisão das remunerações dos peritos de avaliação geral
05.03.2012
A tomada de posição da Ordem dos Arquitectos acerca do Despacho do Senhor Ministro das Finanças que fixa as remunerações dos Peritos da Avaliação Geral foi tornada pública junto dos media e enviada, no dia 2 de Março, às seguintes entidades:




. Chefe da Casa Civil do Presidente da República
. Primeiro-Ministro
. Ministro das Finanças
. Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro
. Presidentes dos Grupos Parlamentares
. Bastonário da Ordem dos Engenheiros
. Bastonário da Ordem dos Engenheiros Técnicos.

O ofício requere ao ministro das Finanças que reveja o despacho por considerar «inaceitável e incompreensível» as remunerações fixadas pela Direcção-Geral dos Impostos para os peritos avaliadores.

O despacho dos serviços das finanças foi visto pelos arquitectos como «inaceitável porque representa uma depreciação de aproximadamente 37% do valor fixado em Junho de 2011 que, por sua vez, era já inferior ao valor de 2009».

«Incompreensível porque desrespeita a qualificação técnica, a isenção e a alta responsabilidade exigidas aos profissionais» que vão decidir o valor tributário de «cerca de 5 milhões de imóveis em apenas um ano».

Alguns media fizeram eco da posição da OA, nomeadamente o ionline, o idealista.pt/news, a agência financeira, o oje - o jornal económico, o Jornal Arquitecturas, a tvi online, a Arte & Construção, o Construir, o Correio da Manhã online e o Expresso online.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA