agenda
-
Elefantes no Algarve? Onde? Quem? Quando?
15.03.2012
O Projecto de Investigação e Desenvolvimento com o apoio do Consórcio NEOCIVIL/MSFO – em conjunto com Departamento de Arquitectura e Paisagem da Escola Universitária Vasco da Gama de Coimbra, com o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes de Portimão (ISMAT) e com a Delegação do Algarve da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, convida alunos nacionais e internacionais de universidades de arquitectura, urbanismo e paisagem para o workshop “Elefantes no Algarve? Onde? Quem? Quando?”.

Este Workshop Internacional de Arquitectura, Paisagem, Urbanismo e Turismo terá lugar durante cinco dias, de quinta-feira 28 de Março a segunda-feira 2 de Abril, nas instalações do ISMAT, Portimão e da Escola EB1 de Ferragudo.

Com um programa de trabalhos contextualizado na direcção dos objectivos delineados pelo programa de investigação, este workshop propõe-se contribuir para o desenvolvimento de uma reflexão prática acerca do impacto contemporâneo destas disciplinas na reabilitação urbana de núcleos urbanos do litoral do Algarve. Pretende proporcionar, num regime de simulacro, uma análise exploratória de quatro casos de estudo, que na sua diversidade de programas e escalas, impulsionarão o reconhecimento de uma nova dinâmica de problemática/resposta para todos os quatro Portus Hannibilis da Baía de Lagos.

Após a introdução dos conteúdos a expor e dos diferentes locais de trabalho (Lagos, Alvor, Praia da Rocha e Ferragudo) os grupos irão desenvolver de modo acompanhado as suas propostas ou projectos. Encontrar resposta ao problema da reabilitação de espaços e edifícios, da sua viabilidade económica e cultural, será o objectivo de cada grupo. O seu desenvolvimento decorrerá em regime intensivo entre a prática de atelier, sessões de esclarecimento e seminários complementares.

A metodologia do exercício decorrerá numa sequência de respostas a vários desafios lançados durante o Workshop, que por sua vez, deverão dar uma direcção e maior sentido àquilo que será a proposta de cada grupo de trabalho.

Os objectivos do trabalho dos estudantes, em colaboração com tutores é EXAMINAR o impacto do turismo, AVALIAR e PROPOR processos de reabilitação urbana, DEFINIR campos de oportunidade para o sector público e privado, IDENTIFICAR metodologias de intervenção no nível conceptual e prático e ENTENDER a viabilidade económica, legal, e ambiental das propostas.

Os trabalhos vão ser desenvolvidos em torno dos quatro locais propostos – Lagos, Alvor, Praia da Rocha e Ferragudo. Cada um destes locais será trabalhado por 2/3 grupos de alunos. Cada grupo de alunos será composto por 5/7 alunos e terá dois tutores responsáveis pelo desenvolvimento e coordenação das actividades de trabalhos.

No fim de cada sessão de trabalho (dias 29, 30 e 31) serão feitas apresentações do estado de desenvolvimento dos trabalhos. Cada apresentação será comentada por quadro de convidados – académicos, profissionais ou técnicos locais – diferente todos os dias.
A apresentação final dos trabalhos será feita no Tempo – Teatro Municipal de Portimão (a confirmar) numa sessão amplamente divulgada e aberta a toda a comunidade.

Entre os Tutores convidados estão já confirmadas as presenças de Helena Njiric, Ivan Rupnik (NorthEastern Univ.), Abdulatif Almishari (Kuwait), Francesc Munoz (Univ. Autón. Barcelona), Sulaiman Al Bader (Autoridade Habitação Kuwait), Nadir Bonaccorso, Dália Paulo (Dir.Reg.Cult.Alg), David Seabra (dass plus), Marisa Baptista (UninvitedScrewVjs), Pedro Cordeiro (PARQ/EUVG), Rui Florentino (PARQ/EUVG), Pedro Costa (EUVG/atelier de Santos), João Soares (Univ. Évora), Ana Moya (ISMAT), Josué Eliziário (ISMAT), Isabel Valverde (ISMAT), Rui Sambado (ISMAT), Inês Serol (ISMAT), Vítor Lourenço (OASRS), Rui Vargas (OASRS), Frederico Barosa (OASRN), Miguel Reimão (UAlg), Ana Paula Gomes (UAlg), Desidério Baptista (UALG), Osvaldo Sousa (OASRS) e Amélia Santos (UALG).

Este Workshop foi validado pela Ordem dos Arquitectos e permite a obtenção de 8 créditos para efeitos da formação obrigatória em temáticas opcionais, complementar ao estágio profissional.

Mais em http://elefantesnoalgarve.wordpress.com


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS