agenda
-
Paysage et urbain difus | Conferência
04.04.2012
Conferencista: Augustin Berque
19 de Abril
18h às 19h30
Museu do Oriente
Entrada livre, sujeita à capacidade da sala
A conferência é proferida em língua francesa
Que razões levaram as sociedades ricas do Ocidente a idealizar um modelo de habitação individual próximo da natureza? Das suas expressões mitológicas mais antigas às formas contemporâneas de difusão do urbano, esta história cobre, no Oriente como no Ocidente, mais de três milénios e culmina hoje num paradoxo insustentável: a busca da "natureza" (em termos de paisagem) destrói o seu objecto: a natureza (em termos de ecossistemas e bioesfera). Associada ao automóvel, a casa individual tornou-se efectivamente o motivo director de um género de vida cuja pegada ecológica desmedida leva a um consumo excessivo e insustentável, a longo prazo, dos recursos naturais. Como sair deste impasse?

Augustin Berque, geógrafo e orientalista, é, desde 1979, director de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris, onde dirigiu igualmente, de 1981 a 1999, o Centre de Recherches sur le Japon Contemporain; foi director da Maison Franco-Japonaise de Tóquio, de 1984 a 1988, professor na Universidade do Miyagi, de 1999 a 2001, e no Centre de Recherches Internationales sur la Culture Japonaise (Nichibunken, Quioto), entre 2005 e 2006. É autor de várias obras de referência sobre geografia cultural e teoria da paisagem, entre as quais: Le Sauvage et l’Artifice. Les Japonais devant la nature (1986); Médiance, de milieux en paysages (1990, 2000); Les Raisons du paysage, de la Chine antique aux environnements de synthèse (1995); Être humains sur la Terre, principes d'éthique de l'écoumène (1996); Écoumène, introduction à l'étude des milieux humains (2000); La Pensée paysagère (2008); Histoire de l'habitat idéal - De l'Orient vers l'Occident (2010).

Esta conferência tem o apoio das seguintes instituições, financiadas por fundos nacionais através da FCT/MCTES, co-financiadas pelo FEDER, através do COMPETE e do QREN:

CEHFCi -Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista Prof. Caldeira Cabral
(Projecto FILOSOFIA E ARQUITECTURA DA PAISAGEM FCT PTDC/FIL-FIL/100565/2008)



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO