agenda
-
Congresso Anual da Europa Nostra em Lisboa
09.05.2012
29 de Maio - 2 de Junho
A Europa Nostra é a voz do património cultural europeu. Congrega e representa 250 Organizações Não-Governamentais e Organizações Sem Fins Lucrativos com uma representatividade e participação da ordem global de cerca de 5 milhões de cidadãos de toda a Europa. Conta ainda com o apoio direto de mais de 1500 membros individuais e mais de 150 entidades públicas e empresas. A sua vasta rede de profissionais e voluntários procura salvaguardar o património cultural e natural europeu para as gerações presente e futuras.

Os membros da Europa Nostra formam um poderoso movimento de apoio ao património cultural na Europa, promovendo a excelência através do Prémio União Europeia para o Património Cultural - Europa Nostra e de campanhas para salvaguardar o património histórico ameaçado e os lugares e paisagens de valor cultural.

A Europa Nostra é representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), responsável pela organização do Congresso Anual que trará a Lisboa, entre 29 de maio e 2 de junho de 2012, muitas das organizações que compõem a Europa Nostra, membros de outras organizações de defesa do património europeu, profissionais e voluntários, bem como os laureados com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural - Europa Nostra 2012.

A próxima Cerimónia de entrega dos prestigiados Prémios União Europeia para o Património Cultural - Europa Nostra, momento importante do Congresso anual, terá lugar no dia 1 de junho no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, na presença de Androulla Vassiliou, a Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e de Plácido Domingo, o famoso tenor e presidente da Europa Nostra. O evento será realizado com o patrocínio do Presidente da República, que também estará presente, e do Presidente da Comissão Europeia. Os Príncipes das Astúrias também assistirão à Cerimónia. De entre os vinte e oito projetos galardoados, entre os quais se encontra, em Portugal, a recuperação dos seis orgãos da Basílica de Mafra, seis receberão ainda o Grande Prémio, que distingue projectos de excecional relevância no património europeu.

O programa do Congresso inclui ainda um Fórum sobre o tema “Salvaguardar o Património ameaçado na Europa”, organizado com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e uma conferência do arquitecto holandês Wessel de Jonge no Museu do Oriente. Simultaneamente terá lugar no Palácio Nacional de Mafra a Assembleia Geral da Europa Nostra.

Mais informações:

ttamen@cnc.pt

http://www.europanostra.org/programme/


SESSÕES ABERTAS AO PÚBLICO
31 de Maio de 2012, 14h30

CONFERÊNCIA
CONTINUIDADE E MUDANÇA
Salvaguarda e readaptação da herança do Movimento Moderno na Arquitectura
Arquitecto Wessel de Jonge*
Museu do Oriente (Auditório)
Entrada livre mediante capacidade da sala.
A conferência decorrerá em língua inglesa, sem tradução.

*Responsável pelo restauro e adaptação para reutilização da fábrica de design Van Nelle Design Factory em Roterdão, vencedora de um Grande Prémio União Europeia do Património Cultural/Europa Nostra 2008


1 de Junho de 2012, 09h30 – 13h30
FORUM Europa Nostra 2012
“Salvaguardar o Património Ameaçado da Europa”
Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 2)
Entrada livre mediante capacidade da sala.
A conferência decorrerá em língua inglesa e francesa, sem tradução.

O Fórum será organizado pela Europa Nostra em colaboração com o Centro Nacional de Cultura e a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Congresso Europeu do Património 2012.
Programa do Fórum em http://www.europanostra.org/coming-events/222/


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA