agenda
-
Projecto Space 2012 - Activating Urban Voids
25.05.2012
Conceito

O Projecto Space 2012 - Activating Urban Voids tem como tema a activação de vazios urbanos em cidades europeias e discute as possíveis abordagens. O desenho das nossas cidades é um dos mais urgentes campos de actividade, particularmente para os jovens arquitectos e urbanistas europeus.

As nossas cidades têm muitos espaços vazios esquecidos que podem ser preenchidos com actividades dos cidadãos. Como podemos incluí-los no processo de planeamento urbano?

O Projecto Space 2012 - Activating Urban Voids tem como objectivo, portanto, explorar novas estratégias urbanas envolvendo moradores, organizações não-governamentais, investidores privados e políticos locais.

O Projecto Space 2012 - Activating Urban Voids quer analisar a forma como jovens arquitectos e urbanistas podem contribuir para o debate em volta da participação do público, especialmente quando estão em causa os espaços descartados da esfera urbana.

O Projecto Space 2012 - Activating Urban Voids terá lugar em Amsterdão e Mannheim.

Implementação

O Projecto Space 2012 - Activating Urban Voids está a ser desenvolvido com o apoio de equipas locais e pode ser visto como um laboratório de desenvolvimento de ideias, que testa estratégias, implementa novos métodos, instrumentos de planeamento e discute alternativas, apresentando soluções orientadas para o futuro.

Os 2-3 equipas vencedoras terão a oportunidade de trabalhar por três dias na cidade Project Space que terá:


Palestras: palestras abertas por especialistas na área da arquitectura, urbanismo, design, artes, administração, política e outras áreas relevantes.

Workshops: oficinas criativas com duração de vários dias sobre situações urbanas e planeamento da área, a fim de desenvolver novas estratégias, envolvendo ocupantes locais e instituições regionais.

Passeios pela cidade: visita guiada da cidade, com especialistas locais (administração, arquitectos e cidadãos)

Eventos: as equipas serão envolvidas na criação de um evento urbano com o objectivo de activar o site do projecto.

Datas

30 de Junho de 2012: prazo para inscrições
Agosto 2012: resultados da competição
Setembro / Outubro de 2012: oficinas em Mannheim (Alemanha) e Amsterdão (NL)

Para obter informações específicas sobre a convocação de ideias em Amesterdão (NL) e Mannheim (DE), por favor fazer download do pdf em www.wonderland.cx

Para mais informações entre em contacto com projectspace@wonderland.cx

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TEKTONICA