outras notícias
-
Brasil deverá reconhecer diplomas portugueses ainda este ano
20.06.2012
O ministro brasileiro da Educação assegurou ao semanário "Expresso" que o Governo irá "trabalhar fortemente" para reconhecer diplomados portugueses nas áreas da engenharia e arquitectura, devendo o assunto voltar a ser abordado esta semana com o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

O Brasil deverá ainda este ano concluir o processo para reconhecimento de diplomas universitários portugueses, de forma a facilitar o ingresso de engenheiros e arquitectos portugueses no mercado de trabalho brasileiro.

"Isso é viável no curto prazo para os profissionais que vêm de universidades portuguesas que têm excelência em ensino. Acredito que o processo possa levar no máximo um ano, mas espero que até o final deste possamos dar resposta a isso. Vamos trabalhar fortemente para poder reconhecer esses diplomas", disse ao semanário "Expresso" o ministro brasileiro da Educação, Aloízio Mercadante.

"Não sei quantos profissionais portugueses seriam beneficiados, mas Paulo Portas disse-me que é um número considerável", acrescentou Mercadante, que na próxima semana se deverá reunir com o ministro português dos Negócios Estrangeiros, durante a conferência Rio+20.

Aloízio Mercadante explicou ainda que a decisão de validar os diplomas não depende do Ministério da Educação, mas das universidades públicas. "Temos que dialogar com as universidades para ver qual é a dimensão da procura de profissionais portugueses e para verificar quais as universidades portuguesas que têm excelência em formação em Engenharia e em Arquitetura para serem certificadas", disse o ministro brasileiro.

"Há institutos de engenharia em Portugal de alto nível internacional. Esses diplomas, por exemplo, terão com certeza mais facilidade em ser reconhecidos", apontou o mesmo responsável ao "Expresso".

Fonte: Portugal Digital

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS