notícias da OA
Reunião de Pelouros CDN
28.05.2012
A 26 de Maio, decorreu na Sede Nacional da OA uma reunião geral de todos os pelouros do CDN com o objectivo central de fazer o ponto de situação da implementação do Plano de Actividades para o corrente ano, designadamente as 25 medidas consideradas fundamentais, a saber:

01 Apresentação ao Governo de Proposta de Política Pública de Arquitectura (em conclusão).
02 Apresentação ao Governo de Proposta para criação de Programa Público de Reabilitação Arquitectónica para bens imóveis do Estado (concluído).
03 Apresentação ao Governo de Proposta para criação de Programa Público de Manutenção, Sustentabilidade e Eficiência Energética para bens imóveis do Estado (concluído).
04 Apresentação ao Governo de Proposta para criação de Programa de Exportação de Serviços de Arquitectura a partir da Rede de Comércio Externo (concluído).
05 Apresentação ao Governo de Proposta para a criação de normativa para Prestação de Serviços para Planos e Projectos de Arquitectura (em curso).
06 Apresentação ao Governo de Proposta de Revisão da Portaria 701-H (em curso).
07 Apresentação ao Governo de Proposta para criação de Código de Construção e Edificação (concluído).
08 Apresentação ao Governo de Proposta para que os arquitectos, enquanto trabalhadores independentes, possam aceder ao Subsídio de Desemprego (concluído/ implementação parcial a partir de 2013).
09 Aprofundar a colaboração com os sectores da construção e do imobiliário (em curso/ permanente).
10 Acompanhamento da implementação da Lei 31/2009 e da respectiva Portaria 1379/2009 (em curso/ permanente).
11 Conclusão da instalação dos Colégio de Especialidade e implementação da Bolsa de Peritos (em conclusão/ em curso).
12 Divulgar, optimizar e promover oportunidades de trabalho e de emprego (em curso/ melhoria da informação internacional).
13 Criação de Banco de Dados com informações relevantes para a prática profissional e para oportunidades de trabalho (em curso).
14 Clarificar regime de circulação e registo profissional de arquitectos entre Portugal (OA) e o Brasil (CAU), entre Portugal (OA) e Angola (OAA), e entre Portugal (OA) e Moçambique (AMA) (em curso).
15 Optimizar e gerar oportunidades para promover a Internacionalização da Arquitectura Portuguesa (em curso/ permanente).
16 Aprofundar a missão do CIALP/ Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa como Rede das Associações Profissionais e dos Arquitectos de Língua Portuguesa (em curso).
17 Promoção de acção de sensibilização sobre o concurso público de concepção junto da administração pública (em curso).
18 Conclusão da Certificação da OA como Entidade Formadora (em conclusão).
19 Implementação de Fórum Nacional sobre o Futuro da Arquitectura e da Profissão em Portugal (em curso).
20 Melhorar a presença e visibilidade públicas da OA, incluindo tomadas de posição pública mais periódicas (em curso/ permanente).
21 Melhorar instrumentos e meios de proximidade da OA com os arquitectos e a sociedade (em conclusão/ melhoria de todos os suportes de comunicação do CDN).
22 Reformar a Estrutura Nacional de recursos humanos da OA, fortalecendo o sector ligado à profissão e arquitectura (em curso).
23 Garantir a sustentabilidade financeira da OA, diminuindo o passivo e procurando resultados positivos para 2012 (em curso/ permanente).
24 Procurar a implementação de Sistema de Saúde com entidade externa à OA (em início).
25 Procurar a implementação de Sistema de Complemento de Reforma com entidade externa à OA (em início).

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS