agenda
-
SAMPA | Olhares sobre a Freguesia de S. Paulo
13.07.2012
Entre Outubro e Novembro de 2011, 10 formandos participaram no 1º Workshop de Fotografia promovido em conjunto pela OASRS e a ArCo. Da formação fazia parte, no âmbito da componente prática, o desafio de fotografar a zona envolvente da Sede Nacional da OA, que fica situada na Freguesia de São Paulo. Desse exercício foram seleccionadas 50 fotografias que poderão ser vistas até ao dia 31 de Agosto na Galeria da Ordem dos Arquitectos, todos os dias úteis, das 10h às 18h.

Coordenada por Daniel Malhão, a Exposição intitula-se SAMPA "uma citação ao tema Sampa, de Caetano Veloso que, pela coincidência do nome São Paulo (da cidade e da freguesia) e pelas referências ao espanto de, ao se estar atento e disponível, numa cidade ("a dura poesia concreta de duas esquinas") se nos afigurou, obviamente, irresistível", explica o Coordenador.

E acrescenta: "Foi proposto a este grupo alunos que desenvolvessem trabalho fotográfico tendo como tema a Freguesia de São Paulo em Lisboa. Pretendeu-se que os participantes aplicassem não só os conhecimentos técnicos e práticos recentemente adquiridos, mas que, principalmente, desenvolvessem uma abordagem de cariz autoral que relacionasse a sua criatividade com a sua sensibilidade e sentido crítico de Arquitectos que olham e pensam o fenómeno urbano.
O desafio foi aceite com entusiasmo, tendo os "trabalhos de campo" começado a ser executados logo no início de 2012. A partir destas primeiras abordagens, foram realizadas diversas sessões de debate sobre os interesses, abordagens conceptuais e opções técnicas (e vice-versa), de cada autor, seguindo-se, naturalmente, o aprofundamento dos trabalhos, o que decorreu até ao final da primavera de 2012".

Daqui resultou esta mostra que, adianta Daniel Malhão, "resume (porque não o pode mostrar na totalidade) o trabalho desenvolvido, sendo de salientar o empenho dos participantes e a qualidade das propostas apresentadas, quer pela riqueza de interpretações do tema proposto, que vão do detalhe decorativo ao interior de uma loja; da rua ao beco; da praça ao pátio; do rio à colina; do construído ao destruído e re-construído . . . , quer pela qualidade de execução das mesmas. Aqui cabe referir, que embora durante o referido workshop tenham sido realizados exercícios com câmaras profissionais (analógicas e digitais) especializadas para fotografia de arquitectura, estes trabalhos foram executados utilizando exclusivamente câmaras digitais de gama amadora e executados de forma totalmente independente".

A exposição engloba trabalhos de Carmo Gonçalves de Carvalho, Diana Noronha Feio, Filipe Nunes Faustino, Joana Duarte, Joana Saboeiro, Mariana Gouveia, Pedro Martins Branco, Rita Fernandes, Rita Ortiz e Silvia Portela.

SAMPA
Olhares sobre a Freguesia de S. Paulo


Exposição dos trabalhos do Workshop de Fotografia OASRS | Ar.co 2012 | Inauguração dia 29 de Junho às 19h00
Patente de 29 de Junho a 31 de Agosto na Galeria da OA
Dias úteis das 10h00 às 18h00
Entrada livre


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017