notícias da OA
-
CIALP reúne em Lisboa
23.07.2012
O Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa reuniu em Lisboa, no passado dia 21 de Julho, na sua sede em Lisboa.
Tratou-se da 1ª Reunião Plenária do seu Conselho Directivo desde a respectiva institucionalização como associação registada, que contou com a presença do seu Presidente, Arqº João Belo Rodeia (OA, Portugal), dos Vice-Presidentes, Arqª Maria José Feitosa (IAB, Brasil) e Arqº Rui Leão (AAM, Macau), e do Tesoureiro, Arqº Vítor Leonel Miguel (OAA, Angola). Estiveram igualmente presentes todos os membros do Conselho Fiscal, desde o Presidente, Arqº Domingos Gomes (UAGB, Guiné-Bissau) aos Vogais, Arqº Jaime Comiche (AAM, Moçambique) e Arqº Vicente Gião Roque (OA, Portugal).
A reunião contou ainda com um conjunto de convidados, entre os quais, o Arqº Tiago Monte Pegado (delegado português à Assembleia-Geral do CIALP), o Arqº José Silva Carvalho (Conselheiro do CIALP), o Arqº Rui Alexandre (Presidente da CDSRS da OA), e os membros do Gabinete de Apoio ao CIALP, Arqº Rafael Pereira, Arqº Marco Roque Antunes e Drª Clélia Fernandes.

Os trabalhos decorreram durante todo o dia. Entre a Ordem de Trabalhos, destacam-se a aprovação do Plano de Actividades, a apreciação dos critérios para a elaboração do Orçamento, a constituição da rede de comunicação CIALP, a aprovação da actualização gráfica do logotipo, a constituição dos primeiros Grupos de Trabalho (Territórios e Cidades, e Património Arquitectónico), o aprofundamento em curso das relações institucionais com a UIA (União Internacional de Arquitectos) - incluindo a participação do CIALP no Congresso UIA de Durban 2014 - e com a UAA (União Africana de Arquitectos), a necessidade de aprofundar semelhantes relações com a FPAA (Federação Pan-Americana de Associações de Arquitectos) e com a ARCASIA (Conselho Regional dos Arquitectos da Ásia), a aprovação da candidatura do CIALP a membro observador da CPLP, ou a viabilização de protocolos com a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) e com o Instituto Camões.

Registe-se que, pela primeira vez, esta reunião foi publicitada nos suportes de informação da UIA.

Foi ainda feito o ponto de situação das futuras Ordem de Arquitectos de Moçambique e Associação de Arquitectos de São Tomé e Príncipe, que contam com o apoio expresso do CIALP. O Arqº Rui Leão comunicou à direcção que, por aprovação do Indian Institute of Architects, a sua Secção de Goa deverá aderir oportunamente ao CIALP. Foi dado conhecimento da carta enviada pelo Arqº João Honório de Mello Filho (Brasil), por ocasião da homenagem da OA ao Arqº Francisco Silva Dias - primeiro Presidente do CIALP - no Dia Nacional do Arquitecto em Portugal.

Os trabalhos foram interrompidos para almoço que contou com a amável presença do Secretário-Geral da UCCLA, Engº Miguel Anacoreta Correia, e do Vogal da Direcção do Instituto Camões, Dr. Francisco Almeida Leite.

Por decisão unânime, a próxima reunião da Direcção e a 1ª Assembleia-Geral do CIALP deverão realizar-se, no final deste ano, em São Tomé e Príncipe.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING