agenda
-
I Seminário de Arquitetura dos Açores
22.08.2012
13 e 14 de Setembro 2012
O I Seminário de Arquitetura dos Açores da responsabilidade da Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitetos, é o primeiro evento desta natureza a ser organizado na Região Autónoma dos Açores. Este Seminário denominado “A Arquitetura nos Açores” pretende reunir ao longo de dois dias, um conjunto de ideias, posições e experiências sobre a Arquitetura num território tão peculiar e díspar como o conjunto das nove ilhas que constituem o Arquipélago dos Açores, com as suas limitações geográficas e físicas, mas também com as suas paisagens idílicas e um património cheio de carga cultural e histórica.


A estrutura do Seminário visa por um lado perceber esta identidade açoriana, caso exista, e como a mesma pode influenciar o Arquiteto enquanto ser humano que nasceu e cresceu na região e que faz o seu percurso e produz obra num contexto globalizante e por outro lado entender o percurso inverso, o do Arquiteto que vindo do exterior, de diferenciados contextos culturais tem por motivação projetar neste território. Esta estrutura pretende realçar de igual modo as especificidades de cada grupo de ilhas - as suas realidades e mitos, o peso histórico e do património.


Os Estudantes de Arquitetura e os Arquitetos Estagiários têm também um espaço reservado neste Seminário, de forma a que possam com o seu contributo enunciar as suas expetativas, os seus receios e anseios de quem abandona a Universidade e pretende inserir-se num mercado de trabalho com dificuldades em os absorver naturalmente. Neste contexto de abarcar o maior número de intervenientes acerca da Arquitetura nos Açores, não poderíamos esquecer a relação interdisciplinar com o ramo da Engenharia.
Num âmbito mais institucional teremos a presença das Direções Regionais da Habitação e Cultura, entidades que gerem parte do percurso da Arquitetura na Região Autónoma dos Açores. Numa componente Académica teremos intervenções na área da patologia das construções e do uso da pedra vulcânica na construção.


A Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitetos pretende com a realização deste Seminário promover um amplo debate sobre a Arquitetura nos Açores, não numa perspetiva de obra de autor, mas sim numa vertente mais abrangente da mesma, reunindo Arquitetos e não Arquitetos, Direções Regionais, Academia, empresas regionais e nacionais com o único intuito de projetar esta troca vantajosa e conclusiva de ideias e experiências, reforçando o papel do Arquiteto e as suas múltiplas competências na sociedade.


Programa Completo.
Oradores.
Toda a informação.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING