agenda
-
Seminário Internacional | Regeneração e Reabilitação Urbana
06.09.2012
A Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte, OASRN, no âmbito do projecto Norte 41º - Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade, e a Ordem dos Engenheiros - Região Norte, OERN, vão organizar o Seminário Internacional sobre Regeneração e Reabilitação Urbana nos dias 20 e 21 de Setembro, na Casa da Música - Sala 2. O Seminário tem como comissários convidados o arquitecto Eduardo Souto de Moura e o engenheiro José Novais Barbosa.

Este Seminário Internacional tem como objectivo promover uma reflexão alargada em torno da regeneração e reabilitação dos centros de cidades, tomando o Porto como caso de estudo. Com base numa vontade de cruzamento dos temas Economia, Política, Práctica, o seminário tem como intuito entender como estas áreas, que actuam entre si, podem contribuir para definir estratégias de Regeneração e Reabilitação Urbana.

O programa do Seminário Internacional encontra-se estruturado em 3 momentos:

1) Seminário, com a duração de um dia e meio, com apresentação de vários casos de estudo (nacionais e internacionais) e painéis de comunicações seguidos de debates alargados à assistência composta por convidados da organização e público em geral;

2) Sessão de trabalho, a decorrer na tarde do segundo dia, onde serão criados grupos multidisciplinares no sentido discutir o tema e recolher contributos dos convidados;

3) Edição e publicação dos principais contributos sobre os temas em debate.

Com a realização deste Seminário, a OASRN e a OERN pretendem recolher o contributo de diversas áreas do saber para uma análise sobre as condicionantes e potencialidades para a regeneração urbana da área metropolitana do Porto em geral e para a cidade do Porto em particular.

A sessão inaugural do Seminário conta com a participação de João Belo Rodeia (Presidente da Ordem dos Arquitectos - OA), José Fernando Gonçalves (Presidente da Secção Regional Norte da OA), Carlos Matias Ramos (Bastonário da Ordem dos Engenheiros - OE), Fernando de Almeida Santos (Presidente da Região Norte OE), Rui Rio* (Presidente da Câmara Municipal do Porto), Eduardo Souto de Moura (arquitecto, comissário do Seminário), José Novais Barbosa (engenheiro, comissário do Seminário), Duarte Vieira (Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte).

Vão participar neste Seminário na qualidade de oradores

Apresentação de Casos de Estudo:

Josemaría Churtichaga e Cayetana de la Quadra-Salcedo (Caso de Estudo: Antigo Matadouro, Madrid);
Gianni Braghieri (Caso de Estudo: Bolonha);
Álvaro Siza (Caso de Estudo: Reconstrução do Chiado, Lisboa);
Vasco Freitas (Caso de Estudo: Porto).

Economia:

José Alberto Rio Fernandes;
Josemaría Churtichaga e Cayetana de la Quadra-Salcedo;
Carlos Martins;
António Pires de Lima*;
Artur Santos Silva* (Moderador).

Política:

Rui Moreira*;
Manuel Salgado;
Gianni Braghieri;
Paulo Cruz;
Teresa Patrício Gouveia (Moderadora).

Prática:

Paulo Lourenço;
Alexandre Alves Costa;
Álvaro Siza;
Thomaz Ripper;
Raquel Henriques da Silva (Moderadora).

* A confirmar.

As conferências de Josemaría Churtichaga e Cayetana de la Quadra-Salcedo e Gianni Braghieri serão proferidas, respectivamente, em espanhol e italiano, sem tradução.

Este evento integra a programação para o biénio 2012/2013 do Norte 41º - Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade que inclui a Exposição e Mapa/Roteiro Selecção "RESPECT FOR ARCHITECTURE, Porto 2012" (5 de Setembro a 5 de Outubro, Palácio da Bolsa, Aeroporto do Porto e Metro do Porto) e o Concurso Internacional de Ideias para a Requalificação e Valorização Urbana da zona envolvente da Rua Álvares Cabral, no Porto, onde se localizarão as futuras instalações da OASRN (Lançamento previsto no 1º trimestre de 2013).

A programação para o biénio 2012/2013 do Norte 41º pretende promover projectos de investigação, formação, divulgação e debate sobre temas emergentes na prática profissional, nomeadamente o que se refere à regeneração urbana. Este projecto multidimensional servirá ainda de incentivo ao trabalho institucional em rede, dando corpo a um laboratório experimental, vivo e activo no reconhecimento público da cultura urbana e arquitectónica.

Inscrições e outras informações.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA