agenda
-
Jornadas Europeias do Património 2012 - O FUTURO DA MEMÓRIA
21.09.2012
28, 29 e 30 de Setembro
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, a realizar em setembro, acessível gratuitamente ao público, na sua grande maioria.
A Direção‐Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional propõe, para as Jornadas Europeias do Património de 2012, o tema “O Futuro da Memória”, com o qual pretende promover a aproximação do público ao património cultural, no seu sentido mais amplo, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel para a construção do futuro. O património, nas suas diferentes manifestações, constitui um testemunho incontornável do passado, mantendo viva a memória dos povos, contribui decisivamente para o reforço da sua identidade e é hoje encarado como um recurso insubstituível para o desenvolvimento.
O Futuro da Memória só poderá ser garantido com a cooperação e empenho de toda a sociedade, tornando‐se fundamental a sua sensibilização, nomeadamente através de acções que estimulem a aproximação física e emocional ao património.
Com este objectivo, a Direção‐Geral do Património Cultural propõe aos agentes públicos e privados que se associam a esta iniciativa, a realização de atividades apelativas e diversificadas, que se enquadrem no tema proposto.
A Direção‐Geral do Património Cultural promoverá a divulgação do programa nacional das Jornadas Europeias do Património de 2012, procurando atrair o público a estas comemorações.


Exemplos de actividades culturais
‐ workshops, palestras, conferências, debates e seminários;
– visitas guiadas e visitas temáticas;
‐ espectáculos artísticos (música, dança, teatro, artes performativas);
‐ exposições;
‐ concertos e apontamentos musicais (música antiga e contemporânea);
‐ animação de rua, recriações e encenações históricas;
‐ maratonas fotográficas;
‐ conferências, sessões de leitura;
‐ organização de rotas patrimoniais, itinerários culturais, peddy papers e rally papers;
‐ ateliers lúdicos e oficinas pedagógicas;
‐ jogos tradicionais, de época e jogos de descoberta;
‐ feiras e festivais;
‐ lançamento de publicações;
‐ exibição de documentários, filmes.

Programa completo

Mais informação




Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA