agenda
-
Earthquake-resilience of cities
10.09.2012
The role of architecture and urban planning in the earthquake-resilience of cities: Encouraging cross-disciplinary engagement.

27 de Setembro
Centro de Congressos de Lisboa

Praça das Indústrias, 1300-307 Lisboa
Sessão Especial que irá decorrer integrada na 15ª Conferência Mundial de Engenharia Sísmica pretende lançar o debate internacional em torno do papel dos arquitetos, dos urbanistas, engenheiros, decisores políticos, geofísicos, proteção civil e todos os potenciais intervenientes na melhoria da resiliência das cidades aos sismos. Serão abordados os temas envolventes à regulamentação e planeamento urbano, à conceção da arquitetura e à sua influência na capacidade resiliente da estrutura do edificado, a comunicação entre diferentes áreas da especialidade (arquitetura, engenharia de estruturas, planeamento urbano, etc) e serão apresentados casos particulares como a regulamentação que está a ser desenvolvida para o Haiti e a experiência decorrente dos últimos sismos na Nova Zelândia. Por último o caso de Lisboa (1755) estará também em foco em comparação com o sismo histórico de 1783 na Calábria (Itália) de onde surgiu um sistema construtivo com semelhanças à Gaiola Pombalina. A Sessão tem ainda como objetivo formar uma rede internacional multidisciplinar para o desenvolvimento conjunto de ações de investigação, melhoria da prática profissional e comunicação institucional, sendo o ponto de partida um conjunto de conclusões decorrentes do debate na Sessão que irão ser divulgadas por todo o mundo.

A Sessão Especial 27.1 Arch/Urb tem como convidados importantes especialistas em diferentes áreas:

Dr. Frederick Krimgold (USA);
Arq. Andrew Charleson (Nova Zelândia)
Eng. Mário Lopes (Portugal)
Drª Emanuela Guidoboni (Itália)
Arq. Patrick Murphy (Espanha)
Por confirmar está o representante do UIA e do ISOCARP.

Esta Sessão Especial está a ser organizada por um grupo de 4 arquitetos de diferentes nacionalidades: Alice Tavares – Portugal; Teresa Guevara – Venezuela; Luke Allen - Nova Zelândia e Adriana Guisasola - Argentina e um geólogo, Antonio Aretxabala – Espanha.

As acções pré-Sessão Especial e os trabalhos futuros poderão ser acompanhados através do blogue: http://15wceess.blogspot.com/.
As inscrições na Sessão Especial podem ser feitas através do website da conferência http://15wcee.org/, com o registo obrigatório de pelo menos um dia da conferência (27 de Setembro). No caso de já estar inscrito na conferência, a entrada na Sessão Especial é gratuita. A efectivação da inscrição faz-se através do envio de um email com os dados pessoais (nome, contacto e instituição) para o endereço: 15wceess@gmail.com.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS