agenda
-
Colóquio PORTUGAL NO BRASIL E BRASIL EM PORTUGAL
20.09.2012
Portugal e o Brasil, em 2012, acordaram, por ocasião da X Cimeira, na realização, em conjunto e em simultâneo, do Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal, iniciativas concebidas como oportunidades para actualizar as imagens recíprocas, promover as culturas e as economias de ambos os países e estreitar os vínculos entre as sociedades civis (Diário da República, 13/01/2012)

No âmbito das comemorações do Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal (de 7 de Setembro de 2012 a 10 Junho de 2013) o Colóquio PORTUGAL NO BRASIL E BRASIL EM PORTUGAL, tem como principal objectivo uma reflexão crítica em torno dos fundamentos, das matrizes, das continuidades e descontinuidades da Cultura dos dois países, procurando desvendar e revelar itinerários, hibridismos e influências recíprocas, nas áreas da Literatura, da Arquitectura, da Escultura e do Urbanismo.

O Colóquio PORTUGAL NO BRASIL E BRASIL EM PORTUGAL, irá realizar-se em Lisboa no ISCTE-IUL, Av. das Forças Armadas, dia 26 de Setembro (4ª feira), entre as 09:45 e as 17:30, no Auditório B 203, Edifício II, com entrada livre mediante inscrição, e foi estruturado com o seguinte programa:


09:45 - Abertura, Vasco Rato, Director do Departamento de Arquitectura e Urbanismo
(ISCTE-IUL)

10:00 - LITERATURA
As Rédeas do Reino e os Muros de Marrocos.
Helder Macedo (King’s College, Londres)

11:00 - ARQUITECTURA
Arquitecturas Devoradas entre Portugal e o Brasil.
Paula André (ISCTE-IUL; DINÂMIA-CET, Lisboa)

12:00 - Debate
15:00 - ESCULTURA
A escultura cerâmica portuguesa no exterior de arquitecturas luso-
brasileiras.
Alexandre Pais (Museu Nacional do Azulejo, Lisboa)

16:00 - URBANISMO
Os modelos urbanos brasileiros das cidades portuguesas.
Manuel C. Teixeira (Faculdade de Arquitectura da UTL, Lisboa)

17:00 - LIGAÇÃO VIA SKYPE AO BRASIL
Abílio Guerra, editor do Portal Vitruvius

17:15 - Debate

Encerramento, Paula André, Professora do Departamento de Arquitectura e Urbanismo (ISCTE-IUL)
Sinopses curriculares dos conferencistas:

Helder Macedo, é doutorado em Letras pela Universidade de Londres, King’s College, onde foi Professor Titular da Cátedra Camões e é actualmente Professor Catedrático Emérito. Foi Director Associado do Instituto de Estudos Românicos da Universidade de Londres e o director fundador da revista Portuguese Studies (Prémio da Conference of Editors of Learned Journals, EUA). A sua obra ensaística inclui livros sobre poesia medieval, Bernardim Ribeiro (Prémio da Academia das Ciências de Lisboa), Luís de Camões, Cesário Verde, a colectânea de ensaios sobre autores portugueses e brasileiros Trinta Leituras e, em colaboração com Fernando Gil, Viagens do Olhar: Visão, Retrospecção e Profecia no Renascimento Português, também publicado nos EUA e em publicação em França (Prémios do PEN Clube Português e da Associação Internacional dos Críticos Literários). É autor de seis livros de poesia e de cinco romances publicados em Portugal e no Brasil e com traduções em várias línguas.

Paula André, doutorada em Arquitectura e Urbanismo; Professora Auxiliar do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL; Docente no Mestrado Integrado em Arquitectura; Docente no Mestrado em História Moderna e Contemporânea, especialidade em Cidades e Património; Docente no Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura. Membro Efectivo do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINAMIA-CET); membro da equipa do Laboratório de Habitação (LAB HAB; ISCTE-IUL); membro da Direcção do Centro de Estudos Urbanos (CEURBAN); membro da Rede Portuguesa de Morfologia Urbana (PNUM), membro da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (APHA) e membro do International Council on Monuments and Sites (ICOMOS – Portugal).

Alexandre Pais, investigador do Museu Nacional do Azulejo, de 1993 a 2004 e de novo desde 2009. Trabalhou no Palácio da Pena, Sintra (1987-1993) e no Instituto Português de Conservação e Restauro (2004-2009). Lecionou na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, na Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo, e Escola de Conservação e Restauro, Sintra. Tem várias publicações acerca de azulejo e cerâmica portuguesa. Concluiu recentemente o Doutoramento em Arte Decorativas na Universidade Católica Portuguesa, do qual aguarda as provas públicas, sobre o tema da faiança de Lisboa, entre 1550-1750, sob a orientação do Prof. Doutor Gonçalo Vasconcelos e Sousa.

Manuel C. Teixeira, Arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Ph.D. pela Architectural Association School of Architecture, de Londres. É actualmente Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, e Investigador do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. As suas actividades de pesquisa têm-se desenvolvido nos domínios da História Urbana, das Morfologias Urbanas Portuguesas e do Urbanismo Colonial. Recentes actividades de pesquisa incluem, como coordenador, os projectos: As Praças na Cidade Portuguesa e Atlas do Património Urbano Português Construído no Mundo. É responsável pelo Arquivo Digital de Cartografia Urbana, base de dados digital de cartografia histórica de núcleos urbanos de origem portuguesa, publicado em (1998- ). O seu livro mais recente, publicado em 2012 pela Editora UNESP, do Brasil, tem por título A Forma da Cidade de Origem Portuguesa.

Auditório B203, Edifício II, ISCTE-IUL

Mais informações.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO