agenda
-
1.ª Conferência sobre "Filantropia e Arquitectura: período 1880-1920"
24.10.2012
Universidade Lusíada de Lisboa
8 e 9 de Novembro


O Grupo de Investigação em Teoria, História e Pensamento Interdisciplinar Contemporâneo do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD), propõe-se promover a 1.ª Conferência sobre "Filantropia e Arquitectura: período 1880-1920" que terá lugar na Universidade Lusíada de Lisboa, nos dias 8 e 9 de Novembro de 2012. O período que antecede a 1.ª República até ao Estado Novo constitui a primeira fase deste projecto.

Pretende-se alargar o conhecimento sobre o património construído de raiz filantrópica, bem como a sua contextualização no âmbito das intencionalidades e motivações, dentro desse ideário filantrópico, como sobre os seus actores, acções e, de alguma forma, o próprio legado material e imaterial que todo este processo gerou.

Parte-se de um trabalho de inventário, estudo e divulgação deste património e dos seus principais actores, de forma a permitir um melhor conhecimento e identificação deste acervo da nossa cultura contemporânea e enquanto factor de preservação e divulgação da cultura portuguesa, europeia e lusófona. Consideramos a partilha de informação indispensável e, por isso, vamos utilizar as redes sociais, assim como construir uma base de dados a disponibilizar na Europeana (biblioteca europeia da cultura). Além disso, uma plataforma de e-Learning será usada como ferramenta de aprendizagem indispensável ao estabelecimento de uma rede científica lusófona e global. Um outro objectivo é criar um museu virtual sobre esta temática.

É cada vez mais importante destacar o nosso património de forma inovadora, enriquecedora e multidisciplinar através da criação de linhas temáticas de identificação e estudo. Este projecto, através do cruzamento da intencionalidade humanista e sociológica que lhe está associado, e das inúmeras linhas pluridisciplinares de investigação que convoca, está precisamente dentro destes parâmetros.

Pretende-se, ainda, proporcionar aos participantes um fórum ao mais alto nível científico para apresentação e discussão de estudos sobre esta matéria, fomentar redes através dos contactos pessoais e institucionais entre a comunidade académica, promover a colaboração científica entre investigadores e congregar a comunidade científica, no domínio das diferentes disciplinas da arquitectura, do urbanismo e do design, bem como das ciências sociais e humanas, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, em torno de um intercâmbio informativo e de uma reflexão partilhada sobre o tema da arquitectura de iniciativa filantrópica num período tão complexo como crítico da enorme crise que pautou, para sempre o paradigma político-social de Portugal entre as décadas de 1880 e 1920.

Mais informação.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO